ENEM

Páginas: 29 (7137 palavras) Publicado: 4 de março de 2015
BIOLOGIA
Cadeia alimentar:
Fotossíntese-
feita por algas e plantas
água + gás carbônico + luz solar => açúcar + oxigênio
açúcar=> glicose
Glicose de mais, a planta guarda como amido => várias moléculas de glicose ligadas umas às outras.
Seres clorofilados e não-clorofilados-
Os seres clorofilados são classificados como produtores porque, utilizando diretamente a energia solar, a água eo gás carbônico, para produzir as substâncias necessárias à manutenção das suas atividades vitais, garantindo o seu crescimento e a sua reprodução.
A cadeia alimentar é uma sequêncianismos que mostra quem se alimenta de quem.
Produtores (capim: clorofilado) => Consumidores primários (boi: não clorofilado) => Consumidores secundários (homem: não clorofilado)
Os Ciclos Biogeoquímicos:
Emqualquer ciclo biogeoquímico existe a retirada do elemento ou substância de sua fonte, sua utilização por seres vivos e posterior devolução para a sua fonte.
Interações biológicas:
Interações biológicas (ou relações ecológicas) correspondem aos tipos de interações que ocorrem entre os indivíduos dentro de um ecossistema. Isso ocorre porque, além de estarem adaptados ao ambiente físico, os seresvivos também têm que estar adaptados uns aos outros.

Essas interações ou relações podem ser de vários tipos, ocorrendo entre indivíduos de mesma espécie (intraespecíficas) ou não (interespecíficas), podendo ser benéficas (harmônicas) ou não (para ambos ou apenas um dos envolvidos - desarmônicas).

• Sociedades correspondem a grupo de indivíduos de uma mesma espécie vivendo juntos com algum tipode cooperação. Insetos como abelhas e formigas vivem em sociedades com alto grau de organização, com até 50 mil indivíduos divididos em funções específicas, em constante comunicação e incapazes de viver isoladamente. Trata-se de uma relação harmônica intraespecífica.

• Parasitismo é uma relação desarmônica interespecífica em que uma espécie se associa a outra, alimentando-se às suas custas ecausando-lhe prejuízos. Os parasitas podem viver na superfície externa do corpo (ectoparasitas) ou no interior do corpo de seus hospedeiros (endoparasitas) e o prejuízo que causam não pode ser tão grande a ponto de matar o hospedeiro, pois a morte do hospedeiro não é interessante para o parasita, que vive às custas dele. Um exemplo dessa relação é a existente entre o homem e alguns vermes queocasionalmente podem viver no interior do seu tubo digestivo (solitária, lombriga).

• Predatismo é uma relação desarmônica interespecífica em que uma espécie se alimenta de indivíduos de outra espécie que constituem a sua presa, como ocorre entre leões e hienas.

• Herbivorismo é a relação entre os animais herbívoros e as plantas das quais eles se alimentam. É um tipo de relação extremamenteimportante, pois é por meio dela que a luz solar é captada pelos produtores, sendo transferida para os demais indivíduos do ecossistema.

• Amensalismo é uma relação desarmônica interespecífica que também pode ser chamado de antibiose. Ocorre quando membros de uma espécie eliminam no meio substâncias que impedem o desenvolvimento de outras espécies que vivem nesse mesmo meio. Isso é observado noeucalipto, cujas raízes liberam substâncias que impedem a germinação de sementes ao seu redor.

• Esclavagismo consiste numa relação desarmônica interespecífica em que uma das espécies se aproveita das atividades ou do trabalho da outra. Um exemplo de esclavagismo é o de pássaros como o chupim, que botam ovos no ninho de outra espécie, muitas vezes expulsando o dono do ninho. A espécie que fariao trabalho para a outra passaria a chocar os ovos que não são seus até o nascimento dos filhotes.

• Mutualismo é uma relação harmônica interespecífica em que ambas as espécies obtêm benefícios. A associação é permanente e os indivíduos não conseguem viver de forma isolada. Exemplo: cupins de madeira e os micro-organismos que habitam seu intestino e digerem a celulose.

• Protocooperação é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enem
  • o que é enem?
  • ENEM
  • enem
  • enem
  • enem
  • Enem
  • Enem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!