Fichamneto - Jogos Teatrais - Ingrid Koudela

1837 palavras 8 páginas
jogos teatrais - Ingrid Dormien Koudela

17- o fato de "teatro-educação" ser um binômio acaba por fazer com que suas propostas sejam sempre tomadas por um debate inicial sobre esta definição de natureza dupla: o trabalho deve pender para uma formação que serve às necessidades de um sistema educativo ou deve ser carregado de um caráter artístico?

17 e 18 Elliot Eisner: as justificativas para o ensino da arte situam-se em duas categorias: contextualista (a arte como instrumento, onde são ressaltadas as necessidades psicológicas e/ou sociais) e a essencialista (as contribuições formativas como liberação de emoções, desenvolvimento e coordenação motora etc podem ser realizadas por outros campos de atividades. a arte tem uma contribuição única para dar para a experiência e cultura humanas. EU: mais que isso - a arte é uma instância única da experiência humana. quer dizer: ela não "contribui", ela É).

notar o atrelamento das atividades teatrais no sistema educacional ao esquema de preparação de espetáculos. EU: da mesma maneira, numa acepção de arte trasdicional também se resume o teatro a fazer peças.

a concepção predominante do teatro educação coloca-o mais como um lugAR DE LIBERAção DA CRIANça, um lugar de abertura a experiências e a uma "livre expressão". EU: parece-me que IDK quer dizer que o t-e é mais que isso; a partir do momento em que ele trata de questões úniocas e necessárias, ele deve ter um programa espec difico que dê conta das demandas inerentes ao cumprimento de sua missão ou proposta.

ver "escola nova"

ver essa coisa da crítica ao século XIX no seu caráter finalista: se IDK diz que hoje vemos o processo no que diz respeito á atenção ao processo de desenvolvimento ou á copgnição da criança e do adulto ("levar em conta estes processos" ou até transformá-lo em um fim), EU é interessante notar TOMASELLO quando este diz que não é tanto uma evolução genética que nos tornou tão humanos, mas uma capacidade RELACIONAL (bourriaud), de

Relacionados