Fichamentos

Páginas: 6 (1443 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Análise e resolução de conflitos internacionais sob a perspectiva da teoria dos jogos: o caso de Israel
Enzo Lenine Nunes Batista Oliveira Lima

O autor abre o texto reiterando a instabilidade no Oriente Médio, associando-a a Israel – vista pelos árabes como item ocidental –. A fundação do Estado judeu fomentou, desde o início, conflitos naquela nas relações árabe-israelenses. Otexto tenta, a partir da teoria dos jogos – estratégia tit for tat –, entender as dinâmicas de conflito e cooperação.
O modelo de teoria dos jogos permite entender padrões de cooperação em interações hostis (p.2). Utilizado na Guerra Fria, os estudos sobre a teoria dos jogos permitiu os Estados Unidos elaborarem previsões acerca do comportamento da União Soviética. Assim, o governoamericano poderia ter mais certeza sobre como reagir às postura soviéticas.
Através da estratégia tit for tat (pensada por Anatol Rapoport e Robert Axelrod) o artigo oferece uma aplicação da teoria para analisar a polítca externa, utilizando aqui o caso de Israel: se o Estado se apropriou ou não de tal estratégia.
Na segunda seção do texto (Teoria dos jogos: conceitos e estratégias),o artigo trabalha com seis conceitos da teoria dos jogos: jogo, utilidade, dilema do prisioneiro, jogo de soma zero, jogo de soma positiva e estratégia tit for tat. Os jogos abrem porta para a compreensão do quanto os interesses de um jogador A casam ou colidem com os de um jogador B. (p.4) Os jogadores estudam de forma racional o adversário para compreender o comportamento do outro e, assim,possivelmente maximizar a satisfação de interesses próprios. É nesse ponto do jogo que surgem as possibilidades de cooperação ou competição; a utilidade é uma lógica sequencial em que quantifica as preferências de um indivíduo por determinadas possibilidades. Em última análise, a função de utilidade exprime o nível de satisfação para cada possível resultado, feita a análise prévia das opçõespossíveis. (p. 4). Porém a utilidade apresenta falhas pois os jogadores nem sempre seguem simplesmente tal lógica. Há mais elementos que induzem as preferências dos jogadores. Quem joga nem sempre visa necessariamente maximizar seus resultados: os jogadores tendem a se concentrar antes no o quê ganharão com o jogo e não na sua função útil. Por fim, nem sempre os indivíduos sabem ao certo de suaspreferências e como atingi-las, especialmente em casos em que há uma ampla variedade de possibilidades (dificulta o jogador em perceber o que é realmente melhor para si).
Para ilustrar o dilema do prisioneiro, o artigo utilizou o exemplo¹ de Dougherty e Pfaltzgraff (2001). A partir dele, o autor discorre sobre as alternativas dos prisioneiros: muitas vezes optam pela via de maior dano – no caso,anos de prisão – por não haver comunicação entre eles, e cada um age visando os próprios interesses, de maneira egoísta e independente. Ou seja, os indivíduos preferem não se arriscar na cooperação e focam apenas na sua satisfação.
Nos jogos de soma zero de dois jogadores não é possível que os dois ganhem. Existe uma dominância de uma estratégias sobre a outra: o ganho de um implica naperda do outro. No jogo de soma positiva entre duas pessoas, todavia, os indivíduos não necessariamente competem. Baseando-se em fatores externos, os jogadores preferem fazer acordos mais favoráveis, pois reconhecem que fazer nenhum acordo é negativo para ambos. Esse tipo de jogo é o alvo principal dos estudos da teoria dos jogos.
Por fim, a estratégia tit for tat visa estimular acooperação entre os adversários, para que ambos atendam ou aumentem as próprias satisfações. No dilema do prisioneiro, percebe-se que os jogadores não conseguem atingir o patamar mais alto de recompensa por não articularem entre si de forma cooperativa. (p.9) Todavia, para que haja sucesso, Axelrod propõe o dilema do prisioneiro interativo: para que a estratégia cooperativa tenha sucesso é necessário a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!