Fichamentos "A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica" e "Apocalítpticos e Integrados".

1586 palavras 7 páginas
FICHAMENTO
“A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica”
“Apocalípticos e Integrados”

TEXTO
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In:
Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura. Obras
Escolhidas. Vol. 1. São Paulo, Brasiliense, 1994.

SOBRE O AUTOR
Walter Benjamin, nascido em Berlim em 15 de julho de 1892, era descendente de uma família judia. Ensaísta, crítico de literatura, tradutor, filósofo e sociólogo da cultura, e também, um importante membro da Escola de Frankfurt, ao lado de Adorno e
Horkheimer, foi uma vítima do Nazismo, que tentando fugir ilegalmente da França aos
Estados Unidos, em 1940 se suicida devido a pressão psicológica que sofria.
NBEWB, Núcleo Brasileiro de Estudos Walter Benjamin. Biografia. Disponível em: Acesso em: 23/05/2014.

FICHAMENTO
“Em sua essência, a obra de arte sempre foi reprodutível. O que os homens faziam sempre podia ser imitado por outros homens. Essa imitação era praticada por discípulos, em seus exercícios, pelos mestres, para a difusão das obras, e finalmente por terceiros, meramente interessados no lucro.” (P. 166).
“[...] a litografia [...] permitiu às artes gráficas pela primeira vez colocar no mercado suas produções não somente em massa, [...] mas também sob a forma de criações sempre novas.” (P. 166).
“Mesmo na reprodução mais perfeita, um elemento está ausente: o aqui e agora da obra de arte, sua existência única, no lugar em que ela se encontra.” (P. 167).
“Embora esse fenômeno não seja exclusivo da obra de arte, podendo ocorrer, por exemplo, numa paisagem [...], ele afeta a obra de arte em um núcleo especialmente sensível que não existe num objeto da natureza: sua autenticidade.” (P. 168).
“Generalizando, podemos, dizer que a técnica da reprodução destaca o domínio da tradição do objeto reproduzido.” (P. 168).
“Em suma, o que é a aura? É uma figura singular, composta de elementos espaciais e

Relacionados