Fichamentos do texto: A Natureza da Empresa - R.H. Coase

1022 palavras 5 páginas
Fichamentos texto “A Natureza da Empresa”, R.H.Coase.
I
A teoria econômica necessita de uma definição clara da palavra empresa e de sua diferença para a “empresa” do mundo real. Esse conceito deve ser realista.
O autor se propõe a demonstrar uma definição que corresponda à empresa no mundo real mas que seja viável para as ideias de margem e de substituição, criadas por Marshall, ou seja, com relações formais exatas.
A definição de empresa deve partir da perspectiva do economista de que o sistema econômico opera por si mesmo, através do mecanismo dos preços se direcionam os recursos. Imagem incompleta do nosso sistema econômico.
O sistema não se regula sozinho, há o planejamento econômico. Feito pelo empresário, pelo administrador que coordena o planejamento. “Ilhas de poder consciente”.
Fora da empresa, os movimentos dos preços dirigem a produção. Para que serve a organização?
A coordenação dos fatores de produção se realiza normalmente sem a intervenção do mecanismo de preços, variando de empresa para empresa.
O autor acredita que a característica distintiva da empresa é a substituição do mecanismo de preços no direcionamento de recursos.
Maurice Dobb: O empresário se ocupa da divisão do trabalho dentro de cada empresa, planejando e organizando conscientemente, compondo uma unidade economicamente especializada do mundo econômico como um todo.
O autor pergunta: por que a coordenação pode ser obra do mecanismo dos preços por um lado e, por outro, obra do empresário? Ele busca cobrir essa brecha na teoria econômica.

II
Objetivo: descobrir por que surge uma empresa dentro de uma economia de intercâmbio especializado.
A razão principal da conveniência do estabelecimento de uma empresa é a existência de um custo na utilização do mecanismo de preços.
Os custos dos contratos se reduzem grandemente quando há uma empresa.
É feito um só contrato entre o dono da empresa e seus cooperadores dentro da empresa, enquanto que somente com o mecanismo dos preços,

Relacionados