FichamentodeFlorestanFernandes

883 palavras 4 páginas
Nome: Eçonildes Aparecida da Costa
Matricula:20151060090154
Introdução a Ciências Sociais I

FERNANDES,Florestan. 2000 [1977]. In: _________ A Herança Intelectual da Sociologia. Sociologia e Sociedade Leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro, LTC. (: 09 - 16)
(:09 - 11) O autor começa dizendo que, a Sociologia não se limita ao estudo das condições de existência social dos seres humanos. Todavia, essa constitui a porção mais fascinante ou importante de seu objeto e aquela que alimentou a própria preocupação de aplicar o ponto de vista científico à observação e à explicação dos fenômenos sociais. Já dissemos que o homem sempre foi o principal objeto da curiosidade humana. Atrás do mito da Religião ou da Filosofia sempre se acha um agente humano, que se preocupa, fundamental e primariamente, com questões relativas à origem, à vida e ao destino de seus semelhantes. Daí a posição peculiar da Sociologia na formação intelectual do mundo moderno. Conservadores, reformistas ou revolucionários, aspiravam fazer do conhecimento sociológico um instrumento de ação. E o que pretendiam modificar não era a natureza humana em geral, mas a própria sociedade em que viviam. A Sociologia nasceu da conjugação dos efeitos da das crises sociais com os da revolução da mentalidade, produzida pelo advento do pensamento científico. E ela favoreceu a adoção de padrões de comunicação científica relativamente exótericas e que a ela se associa uma nova compreensão do objeto e das funções da ciência aplicada. No mundo moderno, a Sociologia se constituiu graças a desagregação da sociedade feudal e à evolução do sistema capitalista de produção, [...] o recurso crescente a atitude secularizadas de apreciação dos móveis das ações humanas, do significado dos valores e da eficiência.

(:12 - 14) Para Fernandes, as repercussões da secularização dos modos de perceber e de explicar o mundo no pensamento racional sistemático são, entretanto melhor conhecidas. O processo de transformação foi

Relacionados