Radia o Y e Estat stica de Poisson

736 palavras 3 páginas
Resumo
Este experimento tem como objetivo verificar se a radiação gama proveniente de uma fonte de cobalto-60 pode ser considerada uma sequência de eventos aleatórios. Para isso será empregado o método estatístico de Poisson que consiste em registrar a ocorrência de eventos imprescindíveis em um grande número de tentativas que se repetem , ou seja, prever o número de eventos em um determinado período de tempo.

Palavras-chave: radiação gama, fonte de cobalto-60, eventos aleatórios, método estatístico de Poisson.

Introdução
A distribuição de Poisson conhecida foi publicada em 1837, pelo matemático e físico francês ,Siméon-Denis Poisson. E desde então vem sendo empregada para o estudo de um grande número de eventos observáveis, como por exemplo, na indústria, no tráfego, frequência de doenças de plantas e animais, etc. No caso deste experimento será utilizada para contagem do número de partículas ϒ do cobalto-60 detectáveis por meio de um detector de radiação Geiser_Müller que registrará a frequência de contagens em intervalos de tempos iguais de tempo. A justificativa deste experimento baseia-se na aplicação do método estatístico da distribuição de Poisson aos dados experimentais com intuito de perceber se uma fonte radioativa emite radiações a uma taxa de frequência aproximadamente constante.
Conceitualmente existe vários modo de se definir a distribuição de Poisson, como a teoria das semi-invariantes, chega-se a distribuição de Poisson partindo do principio da distribuição binomial entre outras. Mas, podem-se reunir em três aspectos as principais características da distribuição de Poisson:
a) trata-se de uma série descontínua, na qual as frequências das classes só podem ser números inteiros e positivos;
b) a primeira classe teórica tem sempre o valor zero, e em consequência disto, a pressão do limite zero geralmente se manifesta, tornando a distribuição assimétrica;
c) a frequência dos acontecimentos esperados é tão pequena em relação ao número total de

Relacionados

  • Soluções em mecânica estatística
    8849 palavras | 36 páginas
  • Astronomia
    210604 palavras | 843 páginas