Fichamento

Páginas: 2 (344 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Fichamento do Livro
Técnicas de Comunicação Escrita
Capítulos 1 e 2.

Assunto: A importância da escrita correta.
Referência Bibliográfica: BLIKSTEIN, Isidoro.Técnicas de Comunicação Escrita. 20. Ed. ÁTICA: São Paulo, 2005, P. 5 – 25.

No capítulo “Quem não escreve bem... perde o trem”, o autor narra a história de um gerente que ao deixar um bilhete parasua secretária, acaba em uma grande confusão.
O bilhete deixado pelo gerente foi o seguinte; “Maria: devo ir ao Rio amanhã sem falta. Quero que você me rezerve um lugar à noite no trem das 8 para oRio”.
Sua secretária fez exatamente o que ele deixou no bilhete, mas quando ele lhe solicitou a passagem do trem, ela não o tinha. A má escrita do seu gerente fez com que ela reservasse um lugar às8 da manhã no trem para o Rio, pois foi o que ele lhe deixou no bilhete. Sendo assim, em meia a tanta confusão, ela lhe explicou o que estava errado, dando o exemplo correto de escrever aquelebilhete. Dando o seguinte exemplo, “Maria, compre para mim, uma passagem em cabine com leito no trem das 20 h de amanhã (4ª feira), para o Rio de Janeiro”. Ainda argumenta que sua cabeça é diferente dadele, portanto é impossível entender seu recado tão mal explicado. Por isso, quem não escreve bem, perde o trem.

  No capítulo, “Segredos da comunicação escrita”, o autor nos ensina algumas regraspara que não haja uma confusão, conforme visto no capítulo anterior, pois devemos passar claramente ao leitor o que é solicitado.
  As orientações são passar uma mensagem correta para o leitorpara que ele leia e entenda corretamente, escrever bem para se comunicar bem para se tornar comum o que esta sendo escrito e escrever bem e persuadir, onde se deve haver algo que nos estimule a quererajudar a pessoa.

  Para se escrever bem temos que atender a três funções básicas: produzir uma resposta, tornar o pensamento comum aos outros e persuadir.

Tipo de Fichamento: Resumo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!