Sintese

Páginas: 5 (1032 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
: Pluralismo Religioso e Educação

Síntese

Exclusivismo fora da igreja não há salvação, passou-se a disseminar a ideia e o sacramento necessário para que todos estejam dentro da igreja e o batismo de desejo, que é o sacramento do batismo quando a família deseja em casos em que a criança esteja doente ou desenganada para que não morra sem a confirmação da fé.
Em situação em que a criançamorra sem batismo ira para o limbo lugar daquele que não batizaram e não cometeram pecado algum.
O batismo de desejo explicito: é aceitar a doutrinação com a justificativa de que era a doutrinação o que ele precisa como sempre quis. Implícito: aceita a doutrina secretamente sem expor-se ou revelar-se
Inclusivíssimo foco encarnação Jesus Cristo. Valores salvivicos.
Primeira teoria doacabamento: todas as religiões devem ter o acabamento da religião cristã, pois as religiões são em sua maioria naturais, criadas por homem e somente a religião cristã é sobrenatural, por meio da incarnarão de Jesus.
Segunda teoria do Cristo presente nas religiões, às religiões tem presença misteriosas de Cristo. Segundo Rahner todo ser humano esta aberto ao transcendente, existencial sobrenatural.Rahner fala sobre os cristões anônimos que são aqueles que têm as praticas cristã de solidariedade e de amor.
O Pluralismo é a crença de que toda religião é verdadeira. Cada uma proporciona um encontro genuíno com o Supremo. Uma pode ser melhor que a outra, mas todas são adequadas.
Síntese do vídeo guerra do arco íris
Os reinos Azul, Amarelo e Vermelho disputam entre si a supremacia do Universo,aceitando apenas a própria cor e combatendo as demais, o que resultou numa movimentada guerra de tintas. A situação se assemelha muito àquelas entre os departamentos de uma empresa, o que vivenciamos nas escolas, onde precisamos estar atentos ao trabalho em equipe olhar para oque acontece a nossa volta ver o que o outro passa pois não estamos sozinhos precisamos uns dos outros para que no final oconjunto prevaleça, exemplos uma coordenação necessita que seus profissionais estejam em harmonia o que não acontece dificultando o trabalho no final.
A paz entre religiões:
O filme propõe uma conversa entre os líderes das principais religiões, onde esta conversa não da muito certo, pois cada uma se mostra como a única e ‘certa’ não são capaz de fazer uma dialogo.

Resumo: o irrevogáveldesafio do pluralismo religioso
A teologia do século XXI encontra-se diante de um desafio fundamental, como a acolhida do pluralismo religioso enquanto valor irredutível e irrevogável. Tratando assim de um singular e essencial paradigma, que provoca uma profunda mudança na dinâmica da autocompensão teológica no tempo atual.
A acolhida do pluralismo
Em firme defesa do pluralismo de principio,Edward Schillebeeckx sinaliza que a realidade da diversidade religiosa não pode ser julgada como algo negativo, mas como expressão positiva da fecundidade do mistério infinito e multiforme de Deus.
O reconhecimento do valor da diversidade não é um apanágio da reflexão antropológica ou teológica, envolve outras áreas de conhecimento, expressando uma preocupação presente e decisiva no tempo atual.Em linha de descontinuidade com a dinâmica que preside as culturas modernas, marcada pela vontade de poder e pela competição, o anseio biológico, do amor aponta para caminhos que são alternativos de aceitação da presença dos outros ao nosso lado, como fonte de crescimento enriquecimento e cooperação. A diversidade constitui riqueza e força para a verdadeira harmonia. A variedade cultural ereligiosa dos povos asiáticos vem interpretada como um dom maravilhoso de Deus, expressando seu amor misericordioso e universal. A abertura dos bispos asiáticos ao pluralismo religioso é uma atitude que encontra seu enraizamento na experiência concreta de convivência cotidiana com os amigos que partilham outras experiências de fé.
Perspectiva teológica pastoral que defende um pluralismo de principio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sintese
  • Sintese
  • Sintese
  • Sintese
  • Síntese
  • Sintese
  • sintese
  • Sintese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!