Fichamento

Páginas: 7 (1627 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014




INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS
TÓPICOS TEÓRICOS EM ESTUDOS LITERÁRIOS
SANDERSON REGINALDO DE MELLO






FICHAMENTO
LITERATURA E SOCIEDADE






JÉSSICA CAROLINE SCHENATTO
PALMAS 2014.

1. A literatura tem um poder maior que o espaço, mais forte que o tempo, ela guarda ações e reações humanas capazes de influenciar gerações movimentar massas etransformar consciências. A literatura reflete como espelho as vontades, as expectativas e as contestações de um povo, de uma nação. Como no trecho, “Na verdade, a literatura tem em geral surgido em estreita conexão com dadas instituições sociais; e, na sociedade primitiva, somos até capazes de destrinçar poesia de entre o ritual, a magia, o trabalho, o folguedo. A literatura, além disso, temuma função social – ou > ­–, que não pode ser puramente individual.” (pg. 113). O povo sempre pode expressar e observar seus pensamentos através da literatura, por essa razão ela é tão importante, necessária e atual. Provendo desde os tempos remotos e primitivos.

2. É através da literatura que o homem descobre outra possibilidade de ser e de fazer um mundo melhor, mais humano sem erros, que nosapresenta através de seus textos. A literatura não tenta produzir um conceito harmonioso, mas sim cada vez mais uma função critica e contestadora, “Tais críticos não são apenas estudiosos de literatura e da sociedade, mas também profetas, mentores, propagandistas do futuro; e é-lhes difícil manter essas duas funções”. (pg. 114).

3. A literatura reflete as relações do homem com mundo e com osseus semelhantes. Na medida em que elas se transformam historicamente, a literatura também se transforma, pois é sensível às peculiaridades de cada época, aos modos de encarar a vida, de problematizar a existência, de questionar a realidade, de organizar a convivência social, etc. “A literatura não é realmente um reflexo do processo social, mas sim a essência, o resumo e o sumário de toda ahistória”. (pg. 115).

4. “A origem social de um escritor desempenha apenas um mínimo papel nas questões levantadas pela sua condição, fidelidade e ideologia sociais; porque não há dúvida de que os escritores frequentemente se colocaram ao serviço de classe diferente da sua.” (pg. 117). O escritor divide do real determinados acontecimentos e situações, para modelá-los a partir da forma literária(romance, conto, novela, poema, drama, tragédia, comédia). Essa transferência de realidade para a ficção ocorre segundo a visão de mundo do escritor, ou seja, ele poderá representar a realidade sociocultural de diferentes maneiras. “Estes problemas as extracção social e de fidelidade e ideologia de classe poderão, se forem organizados em sistemas, levar a uma sociologia do escritor como tipo, ou como tipoem determinado local e período.” (pg.118).

5. A literatura é a arte da palavra sendo assim é um sistema vivo de obras, a posição do escritor deve-se referir à formação de seu público. “Torna-se mais difícil descobrir a relação específica entre o autor e o público numa época posterior, em que o público ledor se expande rapidamente, ficando disperso e heterogêneo, em que as inter-relações deauto e público se tornam mais indirectas e oblíquas”. (pg. 121).
“A moda constitui também, na literatura moderna, um fenômeno importante, por isso que, numa sociedade fluida e competitiva, as normas das classes superiores, em breve imitadas, carecem constantemente de ser renovadas.” (pg.122). Às vezes, o autor publica uma obra revolucionária e ela acaba se tornando o marco inicial de um determinadoperíodo, outras vezes um fato histórico influência uma infinidade de obras que darão origem a um determinado movimento literário. A era moderna foi divida em (Romantismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo, Modernismo), era tudo muito novo e vários escritores se destacaram nessas divisões.

6. É com a arte que os homens podem expressar seus sentimentos, suas angústias, tristezas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!