Fichamento

Páginas: 5 (1128 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Referencia
FREIRE. Wendel, DIMINI. Amora. Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. 2 Edição. Rio de Janeiro. Wack Ed. 2011. 132 p.
Resumo

Este livro retrata a tecnologia e a educação: as mídias na prática docente. O mesmo tem como objetivo, como o professor pode usar o meio de comunicação, para auxiliar na educação. Pois apenas a educação transmitida pelo professor, onde ele é ocentro e os alunos são apenas receptores da informação, pois é necessário que se coloque o aluno no centro, e faça com que os meios de comunicação também faça parte, de um novo modelo de ensino, e que possa ajudar tanto o aluno quanto o professor. Estes novos meios de comunicação têm a capacidade de interagir entre o produtor de conteúdo e o público a quem este destina suas mensagens.
Cap. I:Professor você está preparado para ser dono de um meio de comunicação de massa?

“A esperança, talvez a única, para uma profunda transformação na produção dos meios de comunicação de massa que temos nos dias de hoje é a escola. É no processo de formação que a escola deve assumir como motor do conjunto indivíduo, família, sociedade, que está a real chance de produzirmos pessoas conscientes daimportância dos meios de comunicação, de como usá-los em benefício delas e de como não se deixar usar por estes veículos quando uso lhes for necessário” (EREIRE, apud. AMORA, 2011, p.27).
Parecer

Este capítulo, faz uma pergunta muito bem formulada. Professor você está preparado para ser dono de um meio de comunicação de massa? O professor deve ser peça chave, para formar alunos que possa criarveículos de comunicação. É necessário que o mesmo esteja preparado para lidar com os meios de comunicação como um parceiro no ensino e não como seu inimigo de ensino. Lembrando que não é só, instalar modelos de comunicações em instituições escolares, sem antes fazer uma preparação com os professores, para que estes estejam preparados para lhe dar com a situação.
Cap. II: Novas tecnologias, antigasestruturas de produção e desigualdades
“Parece-me que, às escolas, não basta disponibilizar os produtos midiáticos, os equipamentos e o que quer que seja se não entendermos que as mudanças produzidas pelas tecnologias exigem bem mais do que simples adesão ou simples rechaço. Exigem conhecimento do que está se passando com a sociedade, com as formas de educar, com as formas dos mais jovens, suaslogicas etc. Exigem reflexões que nos permitam incorporar tais tecnologias como parte de projeto político pedagógico que levem em consideração as diversas faces do problema dessa difícil relação entre as tecnologias eletrônicas e digitais e uma determinada lógica, uma determinada racionalidade do escriturísticas que se quer exclusiva e excludente (FREIRE, apud FILÉ, 2011, p.41).
Parecer

O queeste capítulo nós passa é que não basta apenas disponibilizar os produtos de mídia é necessário que se passe aos alunos como lidar com o mesmo qual a melhor maneira, e entender o que se passa.

Cap. III:
Mídia – Educação: Reflexões e práticas de um território espaço.
“Qualquer projeto de sociedade e de educação deve levar em conta a mídia enquanto espaço público (repleto de discursos o maispresente deles proveniente da classe dominante) e enquanto ambiência. A média-educação não será a solução para as mazelas da sociedade e da educação. No entanto, para o melhoramento da sociedade e da educação faz-se necessária a transformação do espectador em cidadão no que a mídia-educação pode contribuir significa mente” (FREIRE, 2011, p.54).
Parecer

Este capítulo coloca em foco, o fato, comoé que estamos agindo, diante das enumeras informações que chega até nós diariamente, e de que maneira podemos transformar estas informações em um rico conhecimento.
Cap. IV: Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo.

“Na contemporaneidade, vivemos com clareza a predominância da mídia nas atividades socioculturais. A mídia tem presença marcante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!