Fichamento e Resenha: Religião, Ciência e a Irredutibilidade das Diferenças e Teologia da Prosperidade, Literatura de Autoajuda, Modernidade.

2862 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

JULIANA BRITO DE OLIVEIRA

VIÇOSA, MINAS GERAIS
2014
No mundo contemporâneo, a presença da religião nos espaços públicos constitui um fator gerador de conflitos e tensões. No Brasil,[...] posições são tomadas e discursos são defendidos. Bandeiras, como símbolos que representam as mais diferentes agendas tremulam num horizonte repleto de fraturas. (pag.2)
Característica desse mundo ocidental e moderno. [...] Por mais ancorada que esteja na própria natureza do agente humano, consiste numa configuração historicamente específica. Constitui uma forma de auto-interpretação limitada por um sentido histórico, que se tornou predominante no Ocidente ao longo da modernidade. (pag.3)
Princípios morais, herança cultural, geografia interior que diz respeito a nós. É nossa, e neste espaço, vivenciamos e decidimos sobre nossa conduta moral. [...] essa condição amplia a impossibilidade de não considerar os espaços morais como localizações fixas que definem consensos inalteráveis.(pág 4)
É o que se perde de vista, nos termos de Charles Taylor, [...] “ o que sempre perdemos de vista aqui é um ser um self é inseparável da existência num espaço de questões morais, que tem a ver com identidade e com aquilo que devemos ser”. (pag. 4)
Espaços erguido em torno de fontes morais que mobilizam o sujeito.(pag.4) Importante referência[...] situa a relevância e o novo formato adquirido pelo mandamento bíblico de obediência das crianças aos seus pais. Não é apenas a ordem de Deus e o caminho do dever filial, mas também, constitui uma exigência de amor[...]. (pag.6)
São mudanças que estão vinculadas à emergência desse novo personagem moral, definido por Taylor como self, âmbito e dimensão nova nas relações humanas. (pag. 6)
Por construir uma esfera rica em fontes morais, a identidade de cada pessoa

Relacionados

  • Marcas que demarcam
    324695 palavras | 1299 páginas