Fichamento A Origem Da Fam Lia Da Propriedade Privada E Do Estado Entrega 31 03 2015 Prof Cida

1357 palavras 6 páginas
Fichamento: pg45 a pg108
A origem da família e da propriedade privada
II - A FAMÍLIA
Morgan, que viveu entre os iroqueses grande parte de sua vida, encontrou um sistema de consanguinidade que entrava em contradição com os seus reais vínculos de família. Nesse meio imperava um matrimônio de fácil dissolução. Os iroqueses tinham como filhos não só os seus, mas os filhos de seus irmãos também, e estes os chamavam de pai, já os filhos de suas irmãs eram tidos como sobrinhos,da mesma forma as iroquesas tinham como filhos os filhos de suas irmãs,tendo sobrinhos os filhos de seus irmãos,da mesma maneira os filhos de irmãos do mesmo sexo tratavam-se como irmãos,os de sexos opostos travam-se como primos.
A denominação(pai-mãe,filho-filha,irmão- irmã)nomeia uma série de deveres a ser cumpridos, formando algo crucial nas relações sociais desses povos. No Havaí existia uma forma um pouco diferente de família,todos os filhos tanto de irmãos como de irmãs, eram considerados filhos em comuns.
Na visão de Morgan a família vai sofrendo mutações a partir da evolução da sociedade ,mas no sistema de parentesco, só sofre modificações quando a família já se modificou radicalmente. Essa forma das sociedades se organizarem surgiu pelas praticas de poligamia dos homens e a poliandria das mulheres, que consequentemente tornou necessário a consideração de filhos em comum.
Morgan conclui que existiu uma época primitiva que reinava o comercio sexual, no qual cada mulher pertencia a todos os homens e cada homem a todas as mulheres. Segundo Morgan, desse estado primitivo formaram-se a família consanguínea.
Na primeira fase dessa família, todos os avôs e avós, são maridos e mulheres entre si, o mesmo sucede com seus filhos. Nessa forma familiar os pais e filhos, são os únicos excluídos dos direitos e deveres de matrimônio. Irmãos e primos são todos maridos e mulheres uns dos outros.
Só se deduz a existência dessa forma de família pelo sistema parentesco havaiano, que apresentam graus de

Relacionados