Aprendizagem

Páginas: 13 (3206 palavras) Publicado: 6 de maio de 2015
Prefácio

Neste trabalho de consulta investigativa, procuramos de forma sucinta e metódica dar a compreender um pouco sobre a aprendizagem no seu; âmbito, definição e tipos.

Importa aqui frisar, que o interesse da Psicologia em estudar o processo da aprendizagem, situa-se no contexto intelectual.

Conseguiremos entretanto perceber, que a vida humana seria impossível, sem o processo deaprendizagem contínua, que só termina com a morte do próprio homem…


In Provérbio popular
O homem só para de aprender, quando morre…



























Em termos gerais a aprendizagem define-se como “uma mudança relactivamente permanente no comportamento e no conhecimento devido a prática ou experiencia.

Outra definição seria, que a aprendizagem “é um processo de aquisição de conhecimento, comum efeito mais ou menos duradouro, pelo qual os comportamentos novos são adquiridos, ou comportamentos já existentes são modificados em interação com o meio ambiente.
Como mencionado na nota introdutória, o interesse da psicologia em estudar o processo de aprendizagem, situa-se no contexto intelectual. Este processo de mudança baseia-se na experiencia.
Com base nisto analisemos algumas experiênciasde alguns critérios:

a) Mudança no comportamento manifesto ou potencial – A aprendizagem não é directamente observada mas sim inferida a partir das mudanças de comportamentos observados, aqui a aprendizagem, é posta em evidência pelo desempenho do indivíduo sempre que mostre tudo o que foi aprendido.
b) Mudança relactivamente permanente – Quando aprendemos a nadar, provavelmente seremos capazesde o fazer durante toda a vida, outras mudanças no comportamento são transitórias e não aprendidas: os comportamentos reflexos, como piscar os olhos resultam de estimulações específicas do sistema nervoso, não são aprendidas nem permanentes. Contudo, muitos dos que aprendemos é esquecido ou modificado por aprendizagem posteriores, por outro lado a aprendizagem implica a memória o que é aprendido.De modo geral podemos lembrar ou tornar a fazer o que foi aprendido.
c) Processo baseado na experiência – a aprendizagem pode apenas ser divida á experiência. Por experiência entende-se a recolha de informação e a construção de respostas que efectuam o meio. Contudo algumas aprendizagens exigem a combinação da experiência e da maturação.
Ex: uma criança só será capaz de aprender a engatinhar,pôr-se em pé e andar dentro de certos limites impartos pelo processo maturacional independentemente do treino ou prática a que for submetida.




As investigações de aprendizagem, costumam organizar-se segundo quatro tipos diferentes de acordo com o grau de complexidade: (1) A habituação; (2) O condicionamento clássico; (3) O condicionamento Operante; (4) A aprendizagem por observação.

2.1. Ahabituação

É a forma mais simples de aprendizagem, consiste na diminuição da tendência para responder aos estímulos que se tornam familiares devido a uma exposição repetida aos mesmos.
É um fenómeno que ocorre nas mais diversas espécies de animais, desde os moluscos marinhos até aos seres humanos
Para melhor perceber o aqui se fala, apresentamos dois exemplos:

1º A aplysia, é um molusco marinho, elacontrai fortemente as guerlas para dentro da concha quando se toca numa das suas partes chamadas sifão; mas a fim de 10 a 15 toques, o reflexo, que inicialmente é bastante forte, praticamente desaparece.

2º Também acontece com as pessoas, quando ao fim de algumas horas, dias ou semanas passam a ignorar o tic-tac do relógio de sala, o bater de horas no relógio da igreja, o tráfego de rua e a passagemdo comboio, ou avião noturno, o chilreio dos pássaros as primeiras horas do dia, e até as vezes o barulho ensurdecedor do despertador.

De destacar, que a habituação nem sempre foi considerada uma forma de aprendizagem. Por um lado a aprendizagem requer a permanência da mudança de comportamento e a habituação não parece ser permanente por outro lado a aprendizagem envolve uma associação entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aprendizagem
  • Aprendizagem
  • Aprendizagem
  • aprendizagem
  • Aprendizagem
  • aprendizagem
  • aprendizagem
  • Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!