Fichamento A Adolescência – Contardo Calligaris

734 palavras 3 páginas
Fichamento: A Adolescência – Contardo Calligaris

As crianças quando chegam aos seus aproximadamente 12 anos, percebem que existem dois eventos essências para alcançar a felicidade e o reconhecimento pela sociedade: o primeiro são as relações amorosas/sexuais e o por fim, o poder no campo produtivo, financeiro e social. Sendo assim, ser desejável e invejável.
Características de um adolescente: assimilou os valores mais banais e compartilhados na comunidade; chega a maturação corporal; comunidade impõe moratória; sentimentos e comportamentos são reativos, de rebeldia à moratória imposta; é uma obrigação ser feliz, pois vive uma fase idealizada por todos; não sabe quando e como vai sair de sua adolescência.
A criança torna-se adolescente quando ainda não é reconhecido como adulto, apesar de seu corpo e espírito estarem preparados. Ficam sob a tutela de adultos, preparando-se para o sexo, amor e trabalho, porém sem produzir, ganhar ou amar. O indivíduo só será reconhecido como adulto responsável á partir do momento que ele se afirmar como independente e autônomo. Entretanto, para o adolescente essa fase é de considerada como uma forma de privação de seu reconhecimento e independência. Apesar da maturação corporal, ainda falta ao adolescente maturidade, porém, a espera que lhe é imposta, justamente o torna imaturo.
A insegurança é uma forte característica presente nessa fase da vida, causada pela fragilidade da auto-estima. Isso ocorre devido ao adolescente passar a reconhecer e aceitar que está mudando fisicamente e mentalmente. Passa a enxergar mais os seus defeitos do que suas qualidades e não levam muito em consideração o que os adultos falam, ou seja, eles interpretam o que eles querem a sua maneira. O adolescente quer ser reconhecido como adulto, quer permissão para se sentir inserido pela comunidade e muitas vezes passa a violar regras e valores morais.
Cinco tipos de adolescentes, segundo Calligaris:

1. Adolescente gregário

Descobre que sua

Relacionados

  • Relatório de estágio I - psicologia clínica
    1051 palavras | 5 páginas
  • Euler venn
    7209 palavras | 29 páginas
  • Materiais didáticos
    271672 palavras | 1087 páginas
  • Gramatica
    271672 palavras | 1087 páginas