Fichamento: WINNICOTT, D.W. (1987). A mãe dedicada comum. In: Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

1089 palavras 5 páginas
Fichamento: WINNICOTT, D.W. (1987). A mãe dedicada comum. In: Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

- O tema: A mãe dedicada comum, surge a partir da vontade de Winnicott se dirigir as mães e lhes falar sobre a dedicação que envolve os cuidados com bebes. As palestras surgiriam em meio à criticas em torno de um suposto sentimentalismo do autor sobre as mães e da ausência de um olhar sobre a paternidade. Ainda em relação as criticas, há as relacionadas a etiologia do autismo, cujo sintoma estaria associado ao tema em questão. Neste caso, o autor faz uma referencia aos efeitos do fracasso da mãe dedicada comum, como tendo implicações em relação a dedicação, como sua importância, sua ausência ou falha e consequências para o desenvolvimento do bebe. Este é um ponto que vai ser discutido em todo o texto.

-Winnicott faz uma observação sobre a palavra dedicada, e afirma que é como a entendemos. Ou seja, um compromisso que assumimos quando nos propomos a ser encarregados de algo. Isto significa dizer que quando nos imbuímos de um compromisso, nos organizamos para que mesmo impossibilitados, o que nos foi confiado seja realizado. Da mesma forma seria com as mães e seus bebês.

- Outro fator importante sobre a teoria da dedicação é que de fato há uma preparação da mãe quando um novo ser humano se “aloja” nela. O período da gravidez é importante, para que a mãe possa ajustar-se a nova situação, passando de um estado de egoísmo: auto- expressão para o de identificação. Assim acontece com os pais e com o processo de adoção.

- Ao nascer, o bebê traz para a mãe demandas que provocam lembranças de quando esta era um bebê. Tais lembranças de que alguém cuidou dela podem ajudar ou atrapalhar sua experiência como mãe.

- A assistência adequada de seu companheiro, pela previdência social, ou ambos, possibilita que a mulher, ao nascer seu bebê, esteja preparada para a experiência natural de ser mãe e fazer o que o bebê espera dela. Esse

Relacionados

  • A ilha deserta
    146269 palavras | 586 páginas