Fichamento vigiar e punir
Curso – Xº
Fichamento do livro Vigiar e Punir de Michel Foucault
Antropologia – Professor X
Nome do Aluno
Cidade, 2012-2
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Título original: “Surveiller et Punir”, Traduzido por Raquel Ramalhete. 31. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
Michel Foucault, pensador francês, faz em sua obra Vigiar e Punir uma análise científica sobre a legislação penal e o sistema penal adotado pelos poderes jurídicos para os que praticam algum crime ao longo dos séculos. O livro tem como objetivo traçar uma correlação entre o sistema prisional surgido a partir do século XVI e o moderno sistema de “correção”, fazendo análise de penas e julgamentos.
A obra é formada por quatro partes:
Primeira Parte: Suplício, dividida em dois capítulos – O corpo dos condenados e A ostentação dos suplícios;
Segunda Parte: Punição, dividida em dois capítulos – A punição generalizada e A mitigação das penas;
Terceira Parte: Disciplina, dividida em três capítulos – Os corpos dóceis, Os recursos para um bom adestramento e O panoptismo;
Quarta Parte: Prisão, dividida em três capítulos – Instituições completas e austeras, Ilegalidade e delinquência e O carcerário.
Primeira parte: O Suplício
Capitulo 1 - O Corpo dos Condenados
No primeiro capítulo é apresentada a rotina de uma prisão através do regulamento redigido para a casa dos jovens detentos de Paris e é o que ele chama de um mecanismo de utilização do tempo do condenado. Foucault também narra o esquartejamento de Damiens, condenado por cometer um homicídio, todo o processo é descrito com vários detalhes e ressalta como era cruel, violenta e desumana as punições aplicadas aos presos condenados no fim do século XVIII na Europa. O castigo que se dava aos culpados naquela época era uma peça teatral, exposta ao público com rigidez de crueldade onde os corpos dilacerados eram o alvo principal da repressão penal. O suplício era luxuoso e mostrado como um triunfo