Fichamento Teoria Semiotica do Texto

Páginas: 45 (11016 palavras) Publicado: 10 de maio de 2014
Fichamento “Teoria Semiótica do Texto”

A intenção deste livro é apresentar os fundamentos da teoria semiótica, focando na teoria desenvolvida por A. J. Greimas e pelo Grupo de Investigações Sêmio-lingüísticas da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais.
A opção pela semiótica greimasiana deve-se a motivos vários e merece referência o caráter de teoria do texto que assume a semióticaescolhida para esta apresentação.
A semiótica insere-se, portanto, no quadro das teorias que se (pre)ocupam com o texto.
Durante muito tempo, a linguística foi uma teoria da língua/linguagem que não ia além das dimensões da frase. Isso pois alguns acreditavam que a frase era a melhor unidade de sentido naturalmente.
Esses limites para a teoria foram mantidos durante a época em que se confundialinguística com morfologia e fonologia, mas começaram a ser contestados durante a época do estudo da sintaxe e se tornaram insustentáveis no ressurgimento dos estudos semânticos em 1960.
Durante a primeira metade deste século, a semântica foi considerada a “parente pobre” da linguística. Ela foi desenvolvida apenas como um estudo da palavra isolada ou lexical e considerada incapaz de levar adiante oprojeto de uma ciência lingüística em construção.
Paralela à semântica lógica, a semântica estrutural se desenvolveu na década de 1960 e, apesar de ter sido criticada, foi a responsável por reintroduzir nos estudos linguísticos a preocupação com o sentido do texto.
Hjelmslev foi o responsável por mostrar ser possível estudar o plano de conteúdo separadamente do plano de expressão. A partir daí,a semântica estrutural desenvolveu princípios e métodos para estudar o sentido.
As dificuldades foram muitas e, por muito tempo, não se conseguiu ir além nos estudos. Contudo, a preocupação com o sentido forçou o linguista a rever sua concepção se língua e linguagem, além de romper as barreiras estabelecidas entre frase/texto e enunciado/enunciação, algo fundamental para se realizar bons estudossobre o sentido.
Logo, surgiram muitas teorias que consideravam o texto e não a frase como unidade de sentido, considerando assim que o sentido da frase depende do sentido do texto.
Junto com essas teorias, surgiram outras diferentes teorias pragmáticas e de enunciação que comungavam o ponto de vista de exame das relações entre enunciação/texto-enunciado e entre o enunciador/enunciatário.Apareceram estudos da organização do texto e da relação enunciado/enunciação e isso provocou uma mudança de perspectiva teórica. Entretanto, não se pode separar a preocupação com o texto da preocupação com a enunciação na semântica.
A noção do texto
O objeto de estudo da semiótica é o texto. Ela procura descrever o texto e explicar o que ele diz e como faz isso. Portanto, antes de se caracterizar umateoria semiótica, deve-se determinar o que é o texto.
Um texto se define de duas formas complementares: pela organização que faz dele um “todo de sentido” e pela sua função de objeto de comunicação entre destinador e destinatário.
A primeira concepção, chamamos de objeto de significação e é importante não confundi-la com o exame dos procedimentos e mecanismos que o estruturam e o tecem como um“todo de sentido” (a análise interna ou estrutural do texto).
A segunda concepção não o toma como objeto de significação, mas como objeto de comunicação entre dois sujeitos. Quando concebido dessa forma, o texto encontra seu lugar entre os objetos culturais e precisa ser examinado em relação ao contexto sócio-cultural que o envolve e, de certa forma, lhe dá sentido. A esse ponto de vista, chamamosanálise externa do texto.
Embora os estudiosos que se dedicam apenas a uma dessas concepções menospreze o trabalho uns dos outros, o texto só existe quando concebido na dualidade que o define. Logo, o estudo do texto que visa a construção do seu sentido precisa examinar ambos os fatores, que é o que a semiótica vem fazendo em seus desenvolvimentos mais recentes.
Para explicar o que o texto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias linguísticas do texto e teoria semiótica
  • Fichamento do texto: teoria pura do direito
  • Fichamento
  • Fichamento Semiótica
  • Fichamentos dos textos de teorias de piaget, vigotsk, wallon e outros.
  • Fichamento do texto: Teoria de Hare a respeito da linguagem.
  • Fichamento Texto Breve Historia Da Teoria Da Conservacao E Do Restauro
  • Teoria semiotica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!