fichamento t04 ivone

2603 palavras 11 páginas
T04. Gerenciando a Influência: A Participação e o Uso Positivo do Poder na Solução de Conflitos

Bases Sociais da Participação: A Ambiência Social e a Complexidade Organizacional
Do ponto de vista gerencial, as formas participativas de gestão nascem da consciência de que a influência para o alcance de objetivos empresariais depende do uso adequado do poder e da solução de conflitos organizacionais. Fundamentam-se, também, na organização social, econômica e política existente, que compõe a ambiência da vida empresarial.
Democratização das Relações Sociais
Na família e na escola, pode-se verificar uma maior repartição de poder e a consideração da vontade e iniciativa da criança, por exemplo, como novas formas de relacionamento social. Essa democratização das relações sociais ocasiona novas formas de organização de instituições sociais que, por sua vez, irão suscitar pressões para democratizar a organização econômica e a produção de bens e serviços.
Desenvolvimento da Consciência de Classe e de Agrupamentos profissionais
As revoltas de grupos e classes e a revolução burguesa destruíram fontes aristocráticas de poder e fizeram nascer movimentos de liberdade e igualdade, como os representados pela Carta Magna ou pela Revolução Francesa.
Essa busca de participação tem gerado diferentes formas organizacionais de articular e agregar interesses, com vistas à reestruturação das relações de trabalho e à distribuição dos produtos econômicos na sociedade moderna.
Aumento do Nível Educacional
O aumento do nível educacional e cultural determina grande enlevação das aspirações profissionais. A ampliação do conhecimento reforça o grau de independência e aguça a capacidade crítica quanto às condições existentes, gerando novos desejos e o aumento do potencial de frustração.
Velocidade das Mudanças
O grande desafio da velocidade da mudança é testar a capacidade de dar respostas rápidas, de administrar crises e surpresas e de criar disposição coletiva e compreensão de

Relacionados