Trabalho Sobre Vibra o Prof Nauana

525 palavras 3 páginas
Trabalho: Vibração Prof: Nauana
Nome: Paula Garcia, AnaKelen

Definição de Vibração
Vibração é qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, do tipo senoidal ou irregular, quando não segue nenhum movimento determinado, como no sacolejar de um carro andando em uma estrada de terra.
A vibração é um fator ergonômico que influencia no trabalho das pessoas e vários são os seus efeitos no corpo humano como, por exemplo, dormência das mãos, dores, doença dos dedos brancos (Raynaud), perda do sentido do tato nos dedos, cianose, sem contar que a vibração pode ser irreversível. No caso florestal, como os movimentos são mais bruscos, a vibração pode levar a problemas mais sérios como deslocamento de órgãos internos, acuidade visual, dores lombares e abdominais. As normas estabelecem limites toleráveis quanto à eficiência, segurança e conforto. Tamanho e desenho da máquina, condições dos pneus, condições do terreno e da estrada, tamanho da carga, dentre outros, são alguns dos fatores que influenciam na vibração.
Efeitos da vibração no corpo humano
A vibração pode afetar o corpo inteiro ou apenas parte do corpo, como as mãos e os braços. A vibração do corpo inteiro ocorre quando há uma vibração dos pés (posição em pé) ou do assento (posição sentada). O funcionamento de máquinas, de veículos e a manipulação de ferramentas produzem vibrações que são transmitidas ao conjunto do organismo, mas de forma diferente, conforme as partes do corpo as quais não são sensíveis às mesmas freqüências. Cada parte do corpo pode tanto amortecer quanto ampliar as vibrações. As ampliações ocorrem quando partes do corpo passam a vibrar na mesma freqüência e, então, dizemos que entrou em ressonância.
A exposição à vibração de extremidades pode produzir a síndrome da vibração e síndrome do túnel do carpo. Historicamente, o termo ergonomia é fundamentado no conceito de que o trabalho, ferramenta e posto se ajustam e se adaptam aos trabalhadores, e

Relacionados