Fichamento sobre a morte e omorrer

1664 palavras 7 páginas
FICHAMENTO

INTRODUÇÃO KUBLER – ROSS, Elisabeth. Sobre a Morte e o Morrer. [Tradução: Paulo Meneses], 7ª ed. São Paulo: Martins, 1996.

RECENSÃO

RESUMO

CITAÇÕES

IDEAÇÃO

A obra “sobre a morte e o morrer” aborda o comportamento humano diante desse evento natural o qual todos nós iremos passar, e tem como base paciente de caso grave ou de fase terminal, seja ele um moribundo ou esteja presenciando o estado grave ou terminal de alguma pessoa da família. E através de entrevistas feita por profissionais de saúde e estudantes relata todas as fases que o indivíduo passa antes da morte como: a negação e isolamento, raiva, barganha, depressão, aceitação e esperança. A autora tem como finalidade sensibilizar os profissionais e familiares sobre a importância do cuidado com o indivíduo em fase terminal a aceitar a realidade e evitar sofrimentos desnecessários.

I- Sobre o tema da morte
“A morte constitui ainda um acontecimento medonho, pavoroso, um medo universal, mesmo sabendo que podemos dominá-lo em vários níveis” (p.9).

Crítica: todos nos sabemos que a morte um dia chega para todos, mais aceita-la de forma formidável com a perda de um parente ou ente querido é complicado e delicado, ao menos que seja uma determinada pessoa que seja resiliente e tenha todo seu psicológico trabalhado diante do acorrido.

II- Atitudes diante da morte e do morrer
“Todos nós sentimos necessidade de fugir a esta situação; contudo cada um de nós, mais cedo ou mais tarde, deverá encará-la. Se todos pudéssemos começar admitindo a possibilidade de nossa própria morte, poderíamos concretizar muitas coisas situando-se entre as mais importantes o bem-estar de nossos

Relacionados