FICHAMENTO SOBRE FACAHDAS

778 palavras 4 páginas
Projeto de Arquitetura e Arquitetura de Interiores 25 de Agosto de 2015
Isabella Gadotti Narciso
TURMA: AM6AU

FICHAMENTO: EDSON FALA SOBRE FACHADAS CONTEMPORÊNEAS

O texto de Edson Mahfuz discorre essencialmente sobre a questão das fachadas, citando elas em diferentes momentos históricos com suas devidas atribuições.
Inicia seu texto dizendo que as fachadas são umas das partes mais visíveis e importantes da edificação e que elas no século XX, faziam parte do sistema de sustentação dos edifícios que exibia a espessura e o número e tamanho de suas aberturas. Essas fachadas pré-modernas eram basicamente muros com aberturas com predomínio dos cheios sobre os vazios, ou seja, a área de aberturas sendo sempre maior do que a de alvenaria. É com base nas suas espessuras, no emprego de seus materiais e na quantidade de tamanhos das aberturas que se determinava o controle climático das edificações.
As fachadas, além de controlarem as condições climáticas dentro do edifício, elas exerciam um importante papel representativo, que acabou sofrendo drástica transformação com a vinda do modernismo, que representou uma ruptura metodológica com o classicismo, não tendo mais a mesma capacidade de comunicação dos séculos passados, adquirindo legitimidade a partir de estruturas formais, materialidade de paredes grossas e ainda na arquitetura moderna, os subsistemas podem ser isolados e abstraídos. E essa independência favorece ao abandono da imitação como procedimento projetual fundamental, e passa a fornecer maiores possibilidades de projeção de fachadas, que inicialmente marcou-se pela redução de trechos opacos de alvenaria e seu aumento de aberturas, e em seguida veio a aplicação intensa do vidro, e esse uso marcou muito os trabalhos escritos e projetados no início do século XX, porém logo começou a prejudicar as condições climáticas

Relacionados