capituylo 7

329 palavras 2 páginas
Capítulo 7
O modelo Humanístico também chamado de modelo de relações humanas pelo fato de ter nascida com a experiência de Hawthorne. Foi a partir dela que surgiu a Escola de Relações Humanas, reação ao mecanicismo que substituiu a engenharia industrial pelas ciências sociais. Assim, a organização formal foi substituída pela informal, chefia por liderança, estímulo salarial por recompensas sociais, comportamento individual pelo comportamento em grupo e organograma pelo sociograma.
O modelo Contingencial representa abordagem mais ampla e complexa por considerar três variáveis ao mesmo tempo: pessoas, tarefas e estrutura organizacional. O desenho de cargos é dinâmico e se fundamenta na constante mudança e revisão do cargo como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho. O enriquecimento de cargo significa a reorganização e aumento do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação própria, pelo meio do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação.
Quando o enriquecimento de cargo é vertical ele adiciona tarefas mais complexas ou atribuições administrativas do cargo. Quando é lateral ou horizontal acrescenta tarefas variadas, com a mesma complexidade das tarefas atuais, ao mesmo tempo em que transfere para outros cargos do mesmo nível algumas das tarefas atuais.
A descrição de cargo consiste em relacionar o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. É um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato comum inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo.
A análise de cargo é realizada a partir da descrição de cargos. Significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. Busca definir quais as condições

Relacionados