fichamento sobnre a revolução indistrial

2255 palavras 10 páginas
Fichamento sobre a Revolução Industrial

Este fichamento trata-se da revolução industrial que foi um movimento ocorrido no final do século XVII na Europa, mas principalmente na Inglaterra, e foi responsável por inúmeras mudanças na sociedade, referida revolução que teve como objetivo a substituição do trabalho artesanal das maquinas.
Comecemos com a revolução industrial, isto é com a Inglaterra. Este, a primeira vista, é um ponto de partida caprichoso, pois as repercussões desta revolução não se fizeram sentir uma maneira obvia - inconfundível. Pelo menos fora da Inglaterra ate bem o final de nosso período, certamente não antes de 1830, provavelmente não antes de 1840 ou por essa época. (p.49)
Só a partir de 1840 e que o proletariado, rebento da revolução industrial, e o comunismo, que se achava agora ligado aos seus movimentos sociais- o espectro do Manifesto Comunista – abriram caminho pelo continente. (p. 50)
O que significa a frase “revolução industrial explodiu”? Significa que a certa altura da década de 1780, e pela primeira vê na história da humanidade, foram retiradas os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, que daí em diante se tornaram capazes da multiplicação rápida, constante, e até o presente ilimitada, de homens, mercadorias e serviços. Este fato é hoje tecnicamente conhecido como pelos economistas como “a partida para o crescimento auto-sustentável”. Nenhuma sociedade anterior tinha sido capaz de transpor o teto que uma estrutura social pré-industrial, uma tecnologia e uma ciência deficientes, e conseqüentemente o colapso, a fome e a morte periódica, impunham a produção. (p. 50)
De fato, a revolução industrial não foi um episodio com um princípio e um fim. Não tem sentido perguntar quando se “completou”, pois sua essência foi a de que a mudança revolucionaria se tornou norma deste então, ela ainda prossegue quando muito podemos perguntar quando as transformações econômicas chegaram

Relacionados