Fichamento: SANTOS, Adelina P & TOSI, Lucía - Resgatando Métis: O que foi feito desse saber?

4806 palavras 20 páginas
Fichamento: SANTOS, Adelina P & TOSI, Lucía - Resgatando Métis: O que foi feito desse saber?
Temática: Renascença e mulheres

p.355: Epígrafe citando Pizan fala de obras de mulheres que muito contribuíram para ciência e os diferentes ofícios que ocupavam. Testemunho. As autoras defendem que em Christine há uma inspiração nitidamente feminista.
Sobre os avanços dos saberes, feitos pelas mulheres, obras: Christine de Pizan (1364-1430) (Cite des Dames); Giovanni Boccaccio (1315-1375) (De Claris Mulieribus).
p. 356: Pizan defende em tal obra: “Através do discurso de Dama Razão a autora defende varias teses feministas Rejeita a opinião predominante na sua época sobre a inferioridade física e mental das mulheres e reivindica para elas a mesma educação dispensada aos homens Explica porque as moças não têm as mesmas motivações intelectuais que os rapazes e diz se houvesse o costume de enviar as meninas a escola e de ensinar-lhes metodicamente as ciências como se faz com os meninos elas aprenderiam e compreenderiam as dificuldades de todas as artes e de todas as ciências tão bem como eles”.
“No mundo ocidental a ciência começa com os filósofos gregos das escolas eleatas e jônicas que especularam acerca da natureza do universo”.

"Entretanto a adivinhação a arte de preparar filtros e de provocar sortilégios constituam boa parte dos conhecimentos das mulheres que ela cita Isso não implicava uma postura mental diferente da dos seus contemporâneos. A magia praticada de uma ou outra maneira por sabias e ate por padres integrava-se perfeitamente no contexto cultural que prevaleceu ate o fim do seculo XVI A difusão da obra de Copérnico cinquenta anos depois de sua publicação em 1543 e os trabalhos de Galileu e Kepler provocaram uma mudança drástica na cosmogonia aceita ate então na própria ciência na filosofia e como consequência nas mentalidades Esse processo de transformação durou quase um seculo e é conhecido com o nome de revolução científica".
"Durante o período

Relacionados