FICHAMENTO SANDRA FACU

676 palavras 3 páginas
Se este anexo tiver imagens, elas não serão exibidas. Baixar o anexo original
FICHAMENTO
ANALISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Maria José Moura da Silva

Das concepções sobre educação e sociedade elaboradas por Emile Durkheim origina-se toda uma série de teorias pedagógicas. ( p.51)
Essa teorias pedagógicas, que, direta ou indiretamente, contém as preposições de Durkheim, são bem diferentes entre si nos seus objetivos e métodos. Entretanto, podem ser agrupadas sob a designação de “conservadoras”, pois tem em comum a noção de sociedade enquanto soma de indivíduos a ser preparados para a vida social através da educação.(p.51)
Nesse grupo, três tendências pedagógicas merecem destaque: a pedagogia tradicional, a pedagogia nova, e a pedagogia tecnicista. (p.51)
Pedagogia tradicional: Cabe ao aluno adquirir o maior número possível de informações, com o objetivo de enriquecer sua cultura individual para, com isso, desenvolver uma função útil na sociedade. (p.52)
Cabe ao professor, através de aulas expositivas, transmitir as informações necessárias ao aluno. Este por sua vez deve procurar ouvir em silencio, a fim de enriquecer sua cultura individual. (p.51)
O professor é visto como enciclopédia e o aluno como um caderno em branco: a partir das informações contidas no primeiro se preenche o segundo.(p.51)
Pedagogia Nova:Preparar o individuo para a vida em sociedade é fazer com que ele em lugar de apenas acumular conhecimentos aprenda a forma como eles se criam.(p.53)
Para atingir esse fim a tendência pedagógica nova propõe a elaboração de pesquisa por parte dos alunos. (p.53)
O processo não termina com a memorização das informações, mas com a descoberta dos caminhos que levaram o aluno a eles.por isso o aluno na pedagogia nova, passa a ter papel ativo e a se situar no mesmo nível que o professor, o que faz com que a relação entre

Relacionados