Fichamento Pol Ticas P Blicas Para Gera O De Trabalho E Renda

616 palavras 3 páginas
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA: ECONOMIA SOLIDÁRIA NO PARADOXO ENTRE OPORTUNIDADE E OPORTUNISMO.

Objetivo Específico: Verificar a adoção de políticas Públicas que efetivam o meio ambiente do trabalho com o direito fundamental do trabalhador.
Alunos: Amanda Morais
Flavia Normanha
Guilherme Teixeira
Rogério Machado
Referencias: CASSANDRE, Marcio Pascoal; SENGER Carine Maria; AMARAL, Wagner Roberto do; NETA, EmíliaVella Falleiros. Políticas públicas para a geração de trabalho e renda: economia solidária no paradoxo entre oportunidade e oportunismo.

Segundo França-Filho e Laville (2004, p.149 apud Cassandre, Senger, Amaral e Neta)
No Brasil a economia solidária tem servido para identificação de diferentes iniciativas de grupos sociais (e de base popular, na maioria dos casos) que se organizam sob o princípio da solidariedade e da democracia para enfrentar suas problemáticas locais através da elaboração de atividades econômicas. Na maioria das vezes, os debates suscitados por estas experiências articulam-se em torno de empregos que elas criam. Esta é a razão pela qual esse termo aparece na maior parte dos casos associado às novas formas de trabalho e de geração de renda. (2013, p. 168).

A economia solidaria é vista como um caminho para geração de trabalho e renda por gerar debate em torno dessa possibilidade, proporcionando outras perspectivas a outras pessoas e populações excluídas do acesso ao trabalho. Essa forma de economia desperta e interesse de governos como ferramenta de suas políticas públicas e de organizações não governamentais voltadas ao apoio às comunidades e populações de baixo poder aquisitivo e que sofrem com a ausência de políticas públicas em várias áreas.

Borchardt, apud Marx (1982, p.146)

[...] o processo de produção capitalista reproduz [...] e eterniza as condições de exploração do operário. Ele obriga constantemente o operário a vender sua força de trabalho para viver, permitindo ao capitalista comprar constantemente

Relacionados

  • filosofia
    183755 palavras | 736 páginas
  • Livro Filosofando
    183755 palavras | 736 páginas
  • a Filosofia
    183755 palavras | 736 páginas