Fichamento Pionner

767 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM MARKETING

Fichamento de Estudo de Caso

Giullia Regina Madalosso

Trabalho da disciplina Gestão, logística e trade marketing, Tutor: Prof. Eduardo de Oliveira Ormond

Campo Grande
2015

Gestão, logística e trade marketing
U.S.Pioneer Electronics Corporation

TAKEUCHI, Hirotaka. U.S. Pioneer Electronics Corporation, Revista Harvard Business School, caso 511-P05, 15 de Julho de 1991.

O estudo de caso mostra a história da Pioneer dos EUA desde a sua criação, alguns percalços e as decisões tomadas durante toda sua trajetória até chegar a ser a empresa em liderança no setor de produtos hi-fi (som de alta fidelidade).
A história dos produtos hi-fi iniciou através de um hobby de alguns engenheiros em construir amplificadores e alto-falantes em seus porões e garagens e alguns anos mais tarde viram seus ideais de exclusividade se disseminando nas novas atitudes dos fabricantes em querer que todas as pessoas conhecessem esses produtos tão bons.
A Pioneer dos EUA foi criada em março de 1966 e em 1970 Bernie Mitchell ingressou na empresa á fim de ajudar no crescimento da mesma. Inicialmente a empresa patrocinava mostras de produtos hi-fi em campus universitário e anúncios em revistas, como a Playboy e a New Yorker, posteriormente estendeu suas operações através de rede de revendedores, criou novos escritórios e investiu em treinamentos em contato direto dos revendedores. Seus investimentos renderam um aumento de 500 lojas de varejo no ano de 1970 para quase 3.600 em 1977, na qual os varejistas assinavam acordos de franquia com a Pioneer.
Em 1974 a Pioneer recebeu uma queixa da FTC (Federal Trade Commission) por utilizar a prática do comércio justo, na qual davam concessão apenas a varejistas que aceitassem em manter os preços sugeridos do varejo, mas já em agosto de 1975 a Pioneer se manifestou em relação à queixa deixando claro que deixariam de lado a prática do comércio

Relacionados

  • Fichamento Case U
    998 palavras | 4 páginas