FICHAMENTO METODOLOGIA DE PESQUISA

Páginas: 53 (13064 palavras) Publicado: 4 de janeiro de 2014
METODOLOGIA DE PESQUISA

Marília Freitas de Campos Torzoni-Reis

FICHAMENTO (pág. 7-8)

“Para iniciar nossos estudos sobre a pesquisa em educação é importante refletir sobre ela (...) pensemos em duas concepções que são radicalmente antagônicas: a educação como instrumento de reprodução da sociedade e a educação como instrumento de transformação da sociedade (SAVIANI, 1983; LIBÂNEO, 1986;LUCKESI, 1993).
A educação como instrumento de reprodução da sociedade diz respeito à educação não-crítica (...)tem como finalidade principal a adaptação do sujeito à sociedade tal qual ela se apresenta. Se considerarmos que vivemos numa sociedade desigual, a educação concebida como um processo de adaptação e instrumento de reprodução dessa sociedade (...).
A educação como instrumento detransformação da sociedade (...) tem como finalidade principal a instrumentalização dos sujeitos (...) significa dizer que, numa sociedade desigual, os sujeitos precisam se apropriar de conhecimentos, ideias, atitudes, valores, comportamentos etc., de forma crítica e reflexiva, para que tenham condições de atuar efetivamente na sociedade, sob a perspectiva de transformação.

O que é pesquisa?

Otermo pesquisa significa, segundo o dicionário Aurélio (FERREIRA, 1986), “indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade; investigação, inquirição”. (...) também significa “investigação e estudo, minudentes e sistemáticos, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento” (...) um processo de investigação minucioso e sistemático, sejaela natural ou social. (...)
(...) a função da pesquisa é a interpretação do que vivemos é a “prática social de conhecimento” (...).
(...) o termo pesquisa vêm sempre associadas à ideia de conhecimento. Então, o que é conhecimento?
Para Luckesi (1985), (...) “um mecanismo de compreensão e transformação do mundo” (...) “como uma necessidade para a ação e, ainda, como um elemento delibertação”.
O mundo humano é construído pela cultura, (...) Vivemos no mundo em constante ação: observamos, sentimos e agimos, mas sempre – e isso nos diferencia de outras espécies vivas – pensamos. (...) necessitamos (...) pensá-lo, compreendê-lo, isto é, conhecê-lo. (...) o conhecimento só nasce da prática com o mundo, enfrentando os seus desafios e resistências, e que o conhecimento só tem seu sentido plenona relação com a realidade (LUCKESI, 1985, p. 49).
Assim, o conhecimento diz respeito à compreensão teórica do mundo e dascoisas, a elaboração do mundo das coisas no pensamento, a busca de significado para eles. Mas torna-se também a ação prática, a definição, no pensamento e na ação, do modo de agir no mundo.
(pág. 9 -10 - 11)
(...)
(...) Todo conhecimento tem como objetivo, então, aconvivência dos sujeitos com o mundo e as coisas que o cercam – uma convivência compreendida, significada.
(...) No entanto, (...) Os significados (...) são produzidos (...) pelo conjunto dos sujeitos sociais. (...) o conhecimento é histórico e social. Histórico porque cada conhecimento novo dá continuidade aos conhecimentos anteriores e social porque nenhum sujeito constrói, a partir de nada, um novoconhecimento (...)
(...) o conhecimento é uma necessidade para a ação. (...) fundamenta a ação sobre o mundo. (...) para dar intencionalidade às ações humanas (...). Não conseguimos viver sem compreender o mundo que nos rodeia (...).
(...) o conhecimento (...) não é neutro (...) quando (...) atua de acordo com as necessidades e vontades de todos os sujeitos envolvidos em seu processo ele élibertador Quando o conhecimento atua a serviço de determinados grupos sociais com o objetivo de defender os interesses desses grupos em detrimento dos interesses dos outros grupos, torna-se um instrumento de opressão.
Vejamos o conhecimento como uma forma teórico-prática de compreensão (...) das relações dos sujeitos entre si e deles com o ambiente (...).
(...)

A pesquisa em educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento metodologia de pesquisa
  • FICHAMENTO METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
  • FICHAMENTO METODOLOGIA DA PESQUISA
  • Fichamento sobre metodologia da pesquisa
  • Fichamento de Metodologia da Pesquisa I
  • Fichamento Metodologia qualitativa de pesquisa
  • Fichamento do manual de metodologia da pesquisa jurídica
  • Fichamento Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!