Fichamento Malinowisk

615 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES - CCHLA
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA
DOCENTE: JULIANA GONÇALVES MELO
DISCENTE: ELVIS ARON DE SOUZA

FICHAMENTO DE RESUMO
Crime e Costume na Sociedade Selvagem MALINOWSKI, Bronislaw. Brasília/ São Paulo: Ed. UnB/ Imprensa Oficial do Estado, 2003.

Na obra "Crime e Costume na Sociedade Selvagem", Malinowski realiza a primeira etnografia sobre o chamado "direito primitivo", questiona mitos e abre um novo campo de estudo à antropologia. Caracteriza-se por desenvolver um novo método de investigação de campo que retorna à sua intensa experiência de pesquisa na Austrália com o povo Mailu e com os nativos das Ilhas Trobriand.
Contrariando as perspectivas sobre tais sociedades as quais afirmavam não existir qualquer tipo de lei, Malinowski afirmava sim, a existência de leis nas sociedades primitivas, entretanto essas leis não eram entendidas simplesmente a partir de ideais costumários. “Os selvagens tem uma classe de regras compulsórias, sem nenhum caráter mítico (...) mas provida de uma força aglomeradora puramente social.”
Ao analisar as forças sociais de alguns grupos, ele verificou que a lei que os regia derivava do respeito e da reciprocidade - “(...) a troca estabelece um sistema de laços sociológicos de natureza econômica, muitas vezes combinados com outros laços entre indivíduo e indivíduo, grupo de parentesco e grupo de parentesco, aldeia e aldeia, distrito e distrito”. Para ele, era essa a base principal da existência de uma ordem numa sociedade primitiva. As regras eram baseadas nos costumes e tradições e embora não estivessem escritas eram respeitadas por todos, determinando assim, um padrão de comportamento. “(...) eu não pretendia mostrar que todas as regras sociais são legais, mas, ao contrário, eu queria mostrar que as regras da lei constituem apenas uma categoria bem

Relacionados

  • antropologia
    1847 palavras | 8 páginas
  • Resenha Introdução a antropologia
    2737 palavras | 11 páginas
  • Fichamento
    6529 palavras | 27 páginas