Fichamento Leo Hubberman História da riquexa do homem

3480 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: BRASIL COLÔNIA
PROFESSORA: ANA MARIA
ESTUDANTE: KELRYN LAINYM SOARES
PERIODO: 1º

Fichamento do livro: História da Riqueza do Homem

RECIFE/2013
HUBERMAN, Leo. HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM. Ano 1986, editora LCT.
Capitulo 1: Sacerdotes, guerreiros e trabalhadores. (pp.12-25)
“A sociedade feudal consistia dessas três classes — sacerdotes, guerreiros e trabalhadores, sendo que o homem que trabalhava produzia para ambas as outras classes, eclesiástica e militar” (p.12)

“Era o trabalho na terra, cultivando o grão ou guardando o rebanho para utilizar a lã no vestuário, era o trabalho agrícola, mas tão diferente de hoje que dificilmente o reconheceríamos... A maioria das terras agrícolas da Europa ocidental e central estava dividida em áreas conhecidas como “feudos”... Cada propriedade feudal tinha um senhor, dizia-se comumente do período feudal que não havia “senhor sem terra, nem terra sem um senhor”” (p.13)

“Eram essas, portanto, as duas características importantes do sistema feudal. Primeiro, a terra arável era dividida em duas partes, uma pertencente ao senhor e cultivada apenas para ele, enquanto a outra era dividida entre muitos arrendatários; segundo, a terra era cultivada não em campos contínuos, tal como hoje, mas pelo sistema de faixas espalhadas.” (p.15)

Relacionados