Fichamento: Ideologia do Trabalho - Paulo Sérgio do Carmo

Páginas: 6 (1285 palavras) Publicado: 21 de junho de 2013

Universidade Federal de São Carlos



Fichamento: Ideologia do Trabalho – Paulo Sérgio do Carmo



Disciplina: Fundamentos Sociológicos do Trabalho Docente


Professora: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes

Gabriela Costa Ibanez - 506311


São Carlos
2013

No decorrer de todo o texto autor fala sobre o trabalho e o endeusamento que a sociedade atribui a ele. O ano de1968 foi marcado por greves em diversos lugares do mundo, os trabalhadores protestavam contra a exploração e o trabalho alienado, o que preocupava a classe dominante, porém essas contestações logo passaram.
“Podemos definir trabalho como toda atividade realizada pelo homem civilizado que transforma a natureza pela inteligência. Há mediação entre o homem e a natureza: domando-a ele a seu desejo,vida extrair dela sua subsistência. Realizando essa atividade, o homem de transforma, se autoproduz e, ao se relacionar com outros homens, na realização da atividade, estabelece a base das relações sociais.” (pág. 15)
Como descrito no texto acima, o trabalho deveria ser algo livre, algo que transformasse o homem, porém o que vemos hoje é um trabalho alienado, onde somos vistos como apenas umapeça e não nos reconhecemos no que fazemos, só somos nós mesmos fora do trabalho. Essa é uma grande diferença entre o mundo antigo e o mundo atual, pois na Grécia antiga o trabalho servia apenas para suprir as necessidades. A escravidão era encarada como lei natural, pois eles livravam os nobres deste terrível fardo, enquanto os mesmos podiam aproveitar a vida e os prazeres.
O trabalho é tãovenerado que passou a significar todas as atividades que realizamos em nossos dias, sejam elas intelectuais ou braçais. É apontado como fator determinante para que uma pessoa seja vista como vencedor ou não na vida, e quanto mais bem sucedidas, mais as pessoas querem trabalhar para acumular ainda mais dinheiro. Neste modelo de felicidade, algumas pessoas se afirmam viciadas em trabalho.
Até mesmo oconteúdo escolar é alterado pela supervalorização do trabalho, as escolas não querem formar adultos com senso crítico, querem formar uma mão-de-obra para o mercado de trabalho sem muitos questionamentos. Os jovens de baixa renda são enaltecidos pelos pais quando iniciam precocemente o trabalho e por consequência acabam abandonando os estudos. Ter um filho ignorante não é vergonha, desde que eleseja trabalhador.
O autor mostra estudos que apontam existirem mais crianças escravas em plantações de cana hoje do que há cem anos, porque os senhores mantinham as crianças quando os pais eram escravos e hoje se elas querem comer, têm que trabalhar.
O cidadão desempregado na nossa sociedade é considerado um fracassado. O desemprego não é visto como um tempo de lazer, um tempo livre paraorganizar coisas, ideias, procurar estudar ou fazer planos para um próximo e melhor emprego. É visto como um fracasso pessoal que acaba muitas vezes levando as pessoas à depressão e vários outros tipos de problemas.
A partir da década de 60 a crítica à supervalorização do trabalho ficou mais forte, fruto do “movimento hippie”, que viviam com o mínimo necessário para sobreviver. Criticavam a sociedade,o consumo desnecessário e o valor do ato de trabalhar.
O liberalismo é uma ideologia que é contra a intervenção do estado na economia e a favor da livre concorrência no mercado e dos direitos individuais. A principal reinvindicação era de que o homem tem o direito a vender sua força de trabalho. Surgiram várias teorias para explicar a pobreza e elas sempre tiravam a responsabilidade da classedominante, cada um é considerado culpado pela sua miséria e responsável pela sua sobrevivência.
Karl Marx foi um dos principais pensadores sobre a questão do trabalho e fez várias críticas a condição dos trabalhadores. Ele falava que justamente quem produz a riqueza que é o trabalhador não tem direito nenhum sob ela. O homem aliena sua força de trabalho para gerar riquezas provadas para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carmo,paulo.s.a ideologia do trabalho
  • trabalho paulo sergio
  • FICHAMENTO A IDEOLOGIA DO TRABALHO
  • Paulo sergio
  • Fichamento O que é Ideologia
  • trabalho sergio
  • FICHAMENTO SERGIO BUARQUE DE HOLANDA
  • Trabalho de sergio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!