admgb

3509 palavras 15 páginas
Dez características do profissional de sucesso
Posted by on September 19th, 2008 in Negócios
O que o mercado espera hoje do que se conhece por “profissional de sucesso”? E quem é este? Que se espera dele? Melhor ainda: quais características identificam o profissional de sucesso?
A idéia deste artigo nasceu enquanto eu estava a ler hoje o livro “Profissionalismo – Não dá para não ter”, de Maria Elizabete S. D’Elia.
Este livro descreve vários fatores, características e expectativas que há em torno do “profissional do futuro” (não tão futuro, já que já se aponta a importância desse tipo de perfil desde fins da década passada), comparando-o muitas vezes com o profissional tradicional, que infelizmente está ainda em muito maior quantidade nas empresas que o anterior.
Algo que achei interessante foi uma lista de características que o profissional da Era da Informação deve ter:
1. Domínio de idiomas e informática
A importância do domínio de idiomas e de conhecimentos (ao menos básicos) de informática não é nenhuma novidade.
Há muitos anos que já ouvimos as pessoas falarem como a computação chegou para ficar, bem como sobre o quão globalizado o mundo está se tornando e, portanto, um profissional que não fala a língua mundial não pode ser considerado um profissional de sucesso.
Como profissional da área de computação, falar sobre tecnologia para mim não é problema, mas observo que, para muitas pessoas, ainda hoje é: observo estudantes universitários que, apesar de acessar computadores em LAN houses para conversar, jogar ou ler e-mails, não conseguem usá-lo também na elaboração e diagramação de um trabalho, por exemplo, ou na criação de uma planilha para controle de custos.
Percebo então que o problema aqui não é quanto a somente facilitar o acesso, pois vemos pessoas que possuem acesso facilitado mais que não usam adequadamente. O que falta é um estímulo, que muitas vezes deveria partir de dentro da pessoa para fora, para buscar conhecer um pouco mais sobre como

Relacionados