FICHAMENTO: HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

9459 palavras 38 páginas
HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

Raízes do Brasil é construído sobre uma admirável metodologia dos contrários, que alarga e aprofunda a velha dicotomia da reflexão latino-americana. Em vários níveis e tipos do real, nós vemos o pensamento do autor se constituir pela exploração de conceitos polares. [...] Neste processo, Sérgio Buarque de Holanda aproveita o critério tipológico de Max Weber; mas modificando-o, na medida em que focaliza pares, não pluralidades de tipos, para tratá-los de maneira dinâmica, ressaltando principalmente a sua interação dentro do processo histórico.
Com esse instrumento, Sérgio Buarque de Holanda analisa os fundamentos do nosso destino histórico, as “raízes”, aludidas pela metáfora do título [...] Trabalho e aventura; método e capricho; rural e urbano; burocracia e caudilhismo; normal impessoal e impulso afetivo – são pares que o autor destaca no modo de ser ou na estrutura social e politica, para analisar e compreender o Brasil e os brasileiros.
Notas de Antônio Cândido, no prefácio, sobre a metodologia do autor e a intencionalidade do livro.
Compreender o Brasil a partir do período colonial, formação dos laços sociais primeiros, choques e encontros de culturas;
Método sociológico weberiano;
Confrontação de pares, nos tipos sociais, nas instituições e no traço rural e urbano.

Capítulo 1 – “Fronteiras da Europa”
Diferenças da colonização dentro do recorte geográfico Ibérico;
Carência de coesão social e falaciosa organização institucional herdadas do “tradicionalismo”, problemas secularizados erroneamente tratados como contemporâneos.
A tentativa de implantação da cultura européia em extenso território, dotado de condições naturais, senão adversas, largamente estranhas a sua tradição milenar, é, nas origens da sociedade brasileira, o fato dominante e mais rico em consequências. [...] Podemos construir obras excelentes, enriquecer nossa humanidade de aspectos novos e imprevistos, elevar à

Relacionados