Fichamento Historia da Arte Gombrich

Páginas: 10 (2472 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2015
CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
1º Semestre Curso de Artes Visuais






FICHAMENTO
A Historia da Arte – E. H. Gombrich
Prof. Priscila Lolata – Historia da Arte I












Cachoeira – BA
2014

GOMBRICH, E. H. Estranhos começos: povos pré-históricos e primitivos; América Antiga. In: ______. A História da arte. PDF [ http://goo.gl/I9fE6E ] Cap. 1, p.14-23.

Considerando que a arte surge em função da construção de templos e casas e da criação de ídolos e imagens de caráter magico, o culto ao belo foge a ideia inicial de arte. Se avaliarmos o principio da arte, esses trabalhos exercem uma função especifica, sendo essa, mais importante que sua forma. É difícil analisa-lo sem considerar seu uso pratico ou ritual. Primitivamente o uso pratico eritual da arte chegam a se fundir, conferindo caráter magico aos objetos.

Temos ainda hoje um forte vinculo e crença no poder da imagem, Gombrich sugere um exercício que comprova isso facilmente.

“Suponha-se que recortamos um retrato do nosso campeão favorito no jornal de hoje: sentiríamos prazer em apanhar uma agulha e picotar-lhe os olhos? Isso nos seria tão indiferente quanto se os furostivessem sido feitos em qualquer outra parte do jornal? Penso que não. Embora eu saiba, com os meus pensamentos despertos, que o que eu fizer ao seu retrato não fará diferença alguma ao meu amigo ou herói, sinto, não obstante, uma vaga relutância em causar danos à sua imagem.” (pg,15 pdf)

O processo de criação da imagem para povos primitivos, sugere uma forma de dominio ou adoração da figuraretratada. A dominação pode ser observada nas pinturas rupestres, onde a figura do animal a ser subjugado, é retratada como forma de antever o resultado da caça. Também entre algumas tribos esse uso aparece através de bonecos e estatuas usadas para rituais magia. Em outro contexto a arte aparece como forma de adoração e aproximação a divindades ou seres misticos.

“Entre esses primitivos não hádiferença entre edificar e fazer imagens, no que se refere à utilidade... Pinturas e estátuas, por outras palavras, são usadas para realizar trabalhos de magia.” (pg,15 pdf)

O uso de mascaras e danças por algumas tribos, com objetivo de se conectar a divindades, entidades ou mesmo com seu animal interior, traz para esse contexto magico da arte, não apenas a imagem, mas a musica e a dança. Tudo queenvolve o ritual é produzido com aquele fim, não se preocupando se é belo ao nosso padrão. Seu objetivo estético é reproduzir padrões específicos de forma e cor, reconhecíveis a própria tribo.

“Muitas obras de artistas destinam-se a desempenhar um papel nesses estranhos rituais e, nesse caso, o que importa não é se a escultura ou pintura é bela, segundo os nossos padrões, mas se "funciona", querdizer, se pode desincumbir-se da mágica requerida.” (pg,16 pdf)

Devemos considerar na avaliação histórica e contextual dessa arte, não apenas sua qualidade técnica e de beleza, mas o peso ideológico e uso. O descaso com a aparência real das coisas e a representação iconográfica, são suficientes, para quem esta culturalmente envolvido com a obra. Essa arte que não é criada por prazer ou decoração,mas para expressão cultural, as vezes, nos parece estranha. Por não entendermos a ideia que ela pretende transmitir, a julgamos esteticamente desagradável. Porem, se analisarmos a mensagem que ela tenta transmitir, e a encararmos como uma forma de escrita, ela passa a fazer sentido e atender a função para qual foi criada.

“...se quisermos compreender a história da arte, faremos bem em recordaruma vez por outra que imagens e letras são, realmente, parentes consangüíneas.”(pg,23 pdf)



















GOMBRICH, E. H. Arte para a Eternidade: Egito, Mesopotâmia e Creta. In: ______. A História da arte. PDF [ http://goo.gl/I9fE6E ] Cap. 2, p. 24-37.

Existe entre todos os povos e cultura alguma forma de manifestação de arte, porem, segundo Gombrich, o conceito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento gombrich, a história da arte
  • Fichamento gombrich, a história da arte
  • Fichamento de estudo, ""A Historia Da Arte" Gombrich
  • fichamento introduçao historia da arte gombrich
  • Fichamento
  • Fichamento capítulo 18 história da arte gombrich
  • fichamento cap 5 historia da arte gombrich
  • História da arte (gombrich)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!