Fichamento HABERMAS Gi

253 palavras 2 páginas
Universidade de Brasília
Instituto de Ciência Política
Teoria Política Contemporânea
Docente: Rebecca
Discente: Giovanna Fernandes Perroni 130112470

Jurgen Habermas, “Sociedade Civil e a Esfera Publica Política”. In: Direito E Democracia, Entre Facticidade E Validade. Tempo Brasileiro, pp. 91-121.

O autor aborda no dado texto o conceito de esfera publica como qualquer espaço onde se pratique a discussão de temas de cunho público, social, sendo o espaço onde se atua o agir comunicativo para convencer o atores públicos (HABERMAS, pp. 92-96).
Então Habermas conceitua a sociedade civil como sendo um grupo na sociedade organizado em prol de um assunto em comum, sendo um grupo de grande importância para se unificar discursos de relevância publica e expor esses discursos. Assim, o autor fala da importância da manutenção das liberdades de associação e expressão para perpetuação da atuação democrática da sociedade civil, mas não substitui os partidos no quesito representação (HABERMAS, pp. 99-100 e 104-106).
Ele então mostra como a mídia cumpre importante papel quanto ao estabelecimento da democracia radical, ainda que ocorram formas de se manipular isso, além da distorção na sociedade civil e esfera publica causadas pela interferência midiática. Habermas fala também sobre o problema de leigos poderem entrar na discussão de assuntos públicos uma vez que a esfera publica seja um lugar de amplo embate. O autor então cita pontos de correção a um dado problema sendo um a manipulação de temas centrais pela mídia e outro exemplo, movimentos sociais em massa para pressionar discussões (HABERMAS, pp. 111-116).

Relacionados

  • APOSTILA DE METODOLOGIA DA PESQUISA MAIO
    27628 palavras | 111 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas