Fichamento: Guardiães da ordem: uma viagem pelas práticas psi no Brasil do “Milagre”

1238 palavras 5 páginas
Ficha de Leitura

DISCIPLINA: Psicologia Social
01) Referência Bibliográfica (Conforme as orientações da ABNT)
COIMBRA, Cecilia Maria Bouças. Guardiães da ordem: uma viagem pelas práticas psi no Brasil do “Milagre”. Ed. Oficina do autor, Rio de Janeiro – 1995.

02) Informações gerais
- Objetivo(s) do artigo/livro:
Retratar de que maneira os movimentos sociais, políticos e culturais produziram subjetividades e processos de singularização nas camadas médias urbanas no período da ditadura militar no Brasil

- Como o texto está organizado: (Quantas e quais as partes em que se divide):
O texto está dividido em 5 partes: 1) Os anos instituintes; 2) Os anos da institucionalização; 3) O familiarismo como controle social; 4) A psicologização e os especialistas em “PSI”; A produção subterrânea de algumas práticas instituintes.

- Ideia ou ideias centrais: Neste item deverá ser apresentado a ideia central ou ideias centrais do capítulo (ou artigo, livro) na visão do(s) resenhista(s).
O texto começa descrevendo a forma como a sociedade estava caracterizada no âmbito político e social nos primeiros anos da década de 1960, antes do golpe militar de 1964. Nestes primeiros anos existe uma efervescência política provocada pela revolução socialista cubana ao mesmo tempo em que há uma inquietação social, fruto da industrialização, da urbanização acelerada e da crise do capital e do emprego.
Os sindicatos e os movimentos sociais estão fortalecidos e toda atmosfera social parece propícia para uma revolução socialista. É neste contexto que os militares, para proteger os interesses das classes dominantes, tomam violentamente o poder no ano de 1964.
Neste cenário começa a construção da subjetivação em torno do projeto de uma “pátria grande” calcada na família, na propriedade e em Deus. Por outro lado também existe a produção de territórios singulares onde se estabeleceu a resistência ao projeto do governo militar.
O embate entre estas forças não se deu apenas no

Relacionados