Fichamento gnoseologia de kant - ied

1167 palavras 5 páginas
Gnoseologia de Kant Kant, em seu estudo, questiona os limites do conhecimento, tanto pelo lado racional quanto pelo empírico e classifica os juízos ou proposições em analítica ou sintética e a priori ou a posteriori. Ele divide também sua lógica transcendental em analítica e dialética e tem como uma de suas conclusões que jamais poderemos chegar às coisas como elas realmente são; a percepção é relativa a cada observador.
“O termo metafísica é empregado por Kant em sentido muito amplo, significando tanto a investigação dos fundamentos filosóficos da ciência quanto o conjunto de questões que o homem se coloca diante do mundo. A “revolução copernicana” proposta pela Crítica Kantiana parte de uma mudança na atitude que adota o sujeito cognoscente: o problema não é se se pode conhecer através da razão ou da experiência – questão em torno da qual se debatiam racionalistas e empiristas – mas sim como se pode conhecer, isto é, quais os limites do conhecimento, seja pelo lado racional, seja pelo empírico.” (p. 26)
“[...] a tarefa básica da filosofia consisti em uma crítica das possíveis relações entre um sujeito e um objeto, ou seja, constituir uma teoria do conhecimento, é dos caracteres importantes da filosofia moderna. Kant, na linha de Descartes, teve papel fundamental na formação dessa característica.” (p. 26)
“[...] Hume [...] ao levar o empirismo de Locke e outros a suas ultimas consequências lógicas e argumentativas, retirou-lhe toda plausibilidade enquanto teoria do conhecimento e concluiu que o conhecimento não é apenas vão como também impossível. Kant dedica-se a refutar tal atitude cética.” (p. 26)
“Vê-se que Kant já recusaria a premissa, posteriormente adotada pelos neokantianos, de que os objetos possam ser um produto exclusivo do pensamento. E também não aceita o ceticismo pregado por Hume no sentido de ser o conhecimento impossível. Era preciso construir uma filosofia que pudesse fundamentar todas as ciências, empíricas ou não, pois essa era a tarefa

Relacionados

  • EMENTAS DO CURSO DE DIREITO ALAGOINHAS
    56359 palavras | 226 páginas