Fichamento : Funari, Pedro Paulo. Guerra do Peloponeso. História das Guerras.

1963 palavras 8 páginas
Texto: Funari, Pedro Paulo. Guerra do Peloponeso. História das Guerras.

“A Guerra do Peloponeso foi particular ao selar o destino das cidades independentes gregas, conhecidas como póleis. Foi a primeira guerra em larga escala travada em um contexto democrático, de discussão pública das decisões. Com a introdução de ateniense da estratégica defensiva de abandono do campo, concentração da população na cidade e fortalecimento da Marinha, foi uma guerra inovadora.” (Página 19)
“Pode ser definida como a disputa entre Atenas e seu império contra Esparta e outros membros da Liga do Peloponeso, entre 431 e 404 a.C. As batalhas deram-se em ampla área. Foi a primeira grande guerra narrada por uma testemunha ocular, o historiador Tucídides. Foi uma luta entre uma democracia comercial e grande potência marítima, Atenas, e uma aristocracia agrícola e potência militar terrestre, Esparta.” (Página 20)
“Os persas com o desenrolar da guerra deram apoio financeiro e logístico a Esparta, com vistas a reconquistar as cidades gregas que se haviam aliado a Atenas.” (Página 20)
“Os gregos falavam dialetos apenas parcialmente inteligíveis entre si, e embora compartilhassem características culturais comuns, apresentavam diferenças notáveis, divergiam e lutavam entre si. Entre os gregos, nunca houve noção de cidadania que ultrapassasse o quadro de cada cidade, a tal ponto que o cidadão era o homem com direitos apenas em sua cidade. Num mundo de cidades gregas rivais, a guerra era uma atividade não apenas corriqueira, como essencial para definir as subjetividades, para a formação do indivíduo e dos coletivos humanos.” (Página 21)
“O nome oficial da Liga do Peloponeso era “Os lacedemônios e seus aliados”. Os espartanos encontravam-se em minoria em sua própria terra, na qual predominavam os hilotas e periecos, e rivalizavam com a cidade de Argos, no próprio Peloponeso e, por isso, fundavam seu domínio em uma formação militar rígida que a tornava a cidade de Esparta mais poderosa.”

Relacionados

  • Graduação
    2503 palavras | 11 páginas
  • Fichamento - Teoria da história
    2285 palavras | 10 páginas
  • resenha
    113340 palavras | 454 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas