Fichamento Edotica

2590 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO A EDÓTICA
(Crítica textual)

I - CONCEITUÇÃOES PRÉVIAS
PALEOGRAFIA , A EPIGRAFIA, A DIPLOMÁTICA E A EDÓTICA
MEMÓRIA - Objeto ou artefato que, desprovido de inscrição, visasse a perpetuar uma lembrança.
MONUMENTOS – São feitos de metais, pedras ou madeiras (materiais duros), possuem inscrição são eles as moedas, medalhas, inscrições lapidares.
Os monumentos são divididos em ciências próprias:
Numária - Estudo das moedas extinta e passando a integrar juntamente com a Numismática Numismática - Estudo das medalhas com a extinção da ciência Numária passou a ser estudo das medalhas e moedas também
Lapidária - Estudo das inscrições
Epigrafia - Se ocupa da leitura e interpretação das inscrições antigas dos monumentos
Paleografia – Estudo das antigas escritas e evolução dos tipos caligráficos em documentos (material perecível).

DOCUMENTOS - São denominados por códices ou manuscritos, podem ser os papiros ou qualquer inscrição em peles de animais ou papel (materiais moles) .
Os documentos classificam – se em:
Documentos particulares – são documentos com o fim de conservar o direito de alguém, não tem intervenção de qualquer pessoa pública (testamento, doação, uma procuração)
Documentos públicos – são documentos que se dimana diretamente do soberano ou autoridade ou alto magistrado (licenças, alvarás régios, patentes, mandados, editos etc.)
Documentos jurídicos – São os documentos que não se encaixam nem em documentos particulares ou públicos e sua legitimidade é objeto da ciência diplomática ou diplomatística.

DIPLOMÁTICA – É a ciência que tem como objeto de estudo o documento público e privado. Ela é responsável pela determinação da autenticidade do texto.
EDÓTICA – Interessa-se sobretudo pelo documento literário, mas quando o documento envolve problemas de legitimidade material (falso ou verdadeiro) é necessário entretanto de recorrer aos procedimentos da análise diplomática para determinar o grau de suspeição.
GENUINIDADE – É o texto em

Relacionados