Fichamento dos capítulos 17 e 18: Contrato e Setting psicoterápico: neutralidade, abstinência e anonimato.

1160 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS DO PANTANAL
TTP: ENFOQUE PSICDINÂMICO

ACADÊMICO: ENIO MACEDO

.
Fichamento dos capítulos 17 e 18: Contrato e Setting psicoterápico: neutralidade, abstinência e anonimato.

CONTRATO
A palavra contrato é definida por Houaiss (2001, p. 824) como “ um pacto entre duas ou mais pessoas que se obrigam a cumprir o que foi entre eles combinado sob determinadas condições”. É palavra de origem latina: contractus, significando convenção, ajuste, pacto.
Assim, o contrato é entendido como parte do processo psicoterápico.
Ele apresenta o principio da realidade e a ele se opõem as forças das fantasias e do principio do prazer, sempre prontas a rompê-lo. O modo como contrato é sentido e estabelecido ou como são tentadas suas rupturas expressa, ao vivo, dados preciosos para compreensão do paciente (VALÉRIO, 1989, P.108).

O contrato tem uma função estruturante no estabelecimento do setting psicoterápico na medida em que se cria um arcabouço, um ambiente, que permite observar manifestações inconscientes, fantasias, resistências, reações transferenciais e contratransferenciais, assim como manifestações do caráter.
ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONTRATO
As combinações do contrato – estabelecidas após a avaliação e a indicação de psicoterapia – A tendência atual é fazer combinações amplas e simplificadas com os pacientes, restringindo-se a elementos como a frequência da psicoterapia, os horários das sessões, os honorários e as férias. Freud (1913) cita o tempo e o dinheiro como os pontos de importância no estabelecimento do contrato. As demais situações serão tratadas na medida em que forem surgindo no curso do tratamento e constituirão material por meio do qual tanto os conflitos do paciente com a relação transferencial-contratransferencial vigente se expressarão.
A frequência de duas sessões semanais é o veiculo adequado para que a psicoterapia de orientação analítica dirigida ao insight possa promover mudanças

Relacionados