FICHAMENTO DO TEXTO: RAMSEY, Jose e ALMEIDA, André. A ascensão das multinacionais brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier; Belo Horizonte. Fundação Dom Cabral, 2009. P;11-64.

994 palavras 4 páginas
FICHAMENTO DO TEXTO: RAMSEY, Jose e ALMEIDA, André. A ascensão das multinacionais brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier; Belo Horizonte. Fundação Dom Cabral, 2009. P;11-64.

A EVOLUÇÃO DO CONTEXTO ECONOMICO E INSTITUCIONAL BRASILEIRO E A INTERNACIONALIZAÇÃO DE GRANDES EMPRESAS

“As empresas latino americanas são consideradas entrantes tardias nos mercados internacionais em relação ás suas equivalentes das nações desenvolvidas”. (p.13).

“[...] as exportações eram vistas como ação oportunistas e não como prioridade na agenda estratégica da maioria dos empresários”. (p.13).

“Os investimentos estrangeiros diretos realizados por empresas brasileiras eram reduzidos ou inexistentes”. (p.13).

“[...] algumas dessas empresas que conseguiram sobreviver à liberalização econômica na década de 1990 começaram a investir em estratégias mais avançadas de internacionalização”. (p.15).

AS TRAJETORIAS INTERNACIONAIS DAS MULTINACIONAIS BRASILEIRAS: CONCLUSÃO EMPÍRICAS

“De 1990 em diante, as empresas brasileiras aumentaram seus esforços de internacionalização em varias dimensões”. (p.16).

“[...] ser pequena e não representativa do universo das empresas brasileiras de grande porte, quaisquer tentativas de generalizações das conclusões e deste devem ser vistas com cuidado”. (p.16).

“[...] as EMNs brasileiras já eram lideres no mercado domestico. [...] diversificação horizontal e vertical e penetração de mercado. [...] se voltaram para os mercados internacionais para atender às suas necessidades de crescimento”. (p.18).

“As empresas multinacionais de países desenvolvidos são, frequentemente, motivadas a se internacionalizar para reduzir custos de mão de obra e de acesso a insumos”. (p.19).

“[...] as empresas brasileiras puderam perceber níveis maiores de concorrência no mercado domestico, o que induziu algumas delas a buscar na internacionalização uma alternativa de crescimento”. (p.20).

“Algumas empresas seguem seus consumidores, na busca do acesso a

Relacionados