Fichamento Do Texto De Freud Escrito Em 1914

Páginas: 55 (13544 palavras) Publicado: 7 de março de 2015
Fichamento do texto de Freud escrito em 1914: À Guisa de Introdução ao Narcismo

Será amado o que falta ao Eu.
Amaremos aquilo que fomos e deixamos de ser”.
Freud
 
Em “À GUISA DE INTRODUÇÃO AO NARCISISMO”, Freud coloca a origem do surgimento do termo Narcisismo a partir 1899, por P. Näcke. O narcisismo se refere ao fato do indivíduo escolher o próprio corpo para a sua satisfação sexual.Considera esse fato uma perversão, quando absorve a vida sexual de uma pessoa. Para ele, certos aspectos do comportamento narcísico estariam presentes nos homossexuais. Entretanto, considera que, no desenvolvimento sexual normal o ser humano, o narcisismo tem um destacado papel. Portanto, do ponto de vista psicanalítico todos os seres humanos têm uma pulsão de autoconservação que está relacionaa a umcomplemento libidinal do egoísmo. O narcisismo pode ser primário e secundário. Nas parafrenias, principalmente na esquizofrenia e demência precoce existe o comportamento narcísico. Esses pacientes não podem ser curados através da psicanálise na medida em que são incensíveis à sua influência, em função da existência do delírio de grandeza e o deslocamento de seu interesse pelo exterior (pessoas ecoisas). O comportamento chamado narcísico refere-se ao redirecionamento da libido para o Eu sendo classifica de secundário, nesse caso. Originalmente o Eu é investido de libido que passa parte dessa libido para os objetos, entretanto, parte da libido permanece retida no Eu.
O termo libido significa em latim vontade, desejo, em Freud, corresponde a energia como substrato das transformações da pulsãosexual quanto ao objeto, quanto à meta e quanto à forma de execução sexual. A libido pode ser investida na própria pessoa (libido do ego ou narcísica), ou em um objeto exterior (libido objetal). Há um equilíbrio energético entre esses modos de investimento: a libido objetal diminui quando aumenta a libido do Ego, e vice versa, assegura Freud: “ originalmente o Eu é investido de libido e de que umaparte dessa libido é depois repassada aos objetos; contudo, essencialmente, a libido permanece retida no Eu”. (1914, p. 99)
Freud, adverte que existe uma oposição entre a libido do Eu e a libido objetal. Quanto mais uma esvazia mais a outra consome. O estado de apaixonamento ocasiona a desistência da própria personalidade a favor do investimento no objeto. No princípio as energias coesistem noestado narcisismo e são indiscerníveis para a análise mais superficial. A libido é uma energia sexual, sendo diferente de uma energia das pulsões do Eu só se caracteriza quando ocorre o investimento nos objetos. A diferenciação entre pulsões surgiu a partir da análise nas neuroses de transferência, Freud afirma:
“ ... a respeito da distinção das diferentes energias psíquicas, podemos dizer que, noprincípio, as energias coexistem no estado de narcisismo e que são indiscerníveis para uma análise mais superficial. Somente quando passa a ocorrer um investimento nos objetos é que se torna possível distinguir uma energia sexual, a libido, de uma energia das pulsões do Eu”. (1914,p.99)
Ele afirma que há uma influência da distribuição da libido na enfermidade orgânica e no sono, ou seja, o interesselibidinal é recolhido. O hipocondríaco recolhe o interesse e a libido dos objetos do mundo exterior e os concentre sobre o órgão do qual está se ocupando. Caracteriza a hiponcondria como a terceira neurose atual ao lado da neurastenia e da neurose de angústia (angstneurose).
A atividade que emana de uma parte do corpo e envia estímulos sexualmente excitante em direção à vida psíquica é chamada deerogeneidade. Portanto, partes do corpo ou zonas erógenas podem substituir os órgãos genitais e comportar-se de maneira análoga eles. A erogeidade é uma faculdade geral de todos os órgãos podendo ocorrer um aumento ou redução da mesma em determinada parte do corpo, o que provoca uma alteração de investimento da libido no Eu. A hiponcondria, a neurastenia e a neurose de angústia constituem as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do texto "O estranho" de Freud
  • Fichamento Texto Freud
  • Fichamento do texto de freud: a dinâmica da transferência
  • Fichamento do texto “sigmund freud e o desenvolvimento da psicanálise”
  • O texto escrito por
  • texto escrito
  • Textos orais e textos escritos
  • o texto escrito e o texto oral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!