Fichamento Do Livro Google Marketing Cap

Páginas: 14 (3324 palavras) Publicado: 22 de março de 2015
ADOLPHO VAZ, Conrado. Google Marketing: o guia definitivo de Marketing digital. 3.ed. São Paulo: Novatec, 2010.
Capítulo 1 - Ei! O que está acontecendo
“Estamos em uma era de transformação que tem na internet apenas sua interlocutora e tradutora, porém, não foi ela que causou toda esta mudança. O consumidor já cobiçava tais modificações em seu cotidiano. Havia uma demanda de desejos enecessidades reprimida por falta de um meio que a entendesse e a acolhesse. Este meio era a Internet.”
Conrado diz logo na introdução do primeiro capitulo que embora a internet tenha sido e ainda é a interlocutora e tradutora de uma era de transformações, não foi a rede virtual que causou essas mudanças, porém sim o consumidor/cliente que já cobiçava tais modificações no seu dia a dia. Modificações essasque entendesse e acolhesse os desejos e necessidades do consumidor.
“Entender a Internet é entender o próprio ser humano e seus anseios pós- modernos. É entender suas carências, seus novos valores, nestes tempos de vanguarda, e compreender suas crenças e descrenças.”
Segundo Conrado, entender a internet e seu aparato, não é apenas entender tecnologia, mas também procurar entender os anseios esentimentos do homem enquanto ser pós-modernidade. Ou seja, a internet tornou-se como várias outras tecnologias, uma segunda extensão do Homem, extensão essa que pode representar o sentimentalismo e o anseio do homem.

Capítulo 1.1 - “Panta Rhei” 28.
“Algo que sempre me incomoda em muito dos livros que se propõem a explicar um novo paradigma é a falta de uma perspectiva histórica para que se entendacomo as coisas chegaram até aquele ponto. Não se pode traçar uma reta em direção ao futuro sem ter, pelo menos, dois pontos que definam sua direção – O passado e o presente.”
O autor (Conrado Adolpho Vaz) começa criticando a ausência de perspectivas históricas em livros que se propõem a explicar novos paradigmas, já que segundo ele, para se chegar a tal ponto, tem-se que traçar uma reta com doispontos principais que definam sua direção: O passado e presente.
“O homem é um ser em constante mudança, e Heráclito defendia isto há mais de 2500 anos com a expressão “Panta Rhei” ou “tudo flui” a expressão que rege nossa vida hoje. Apesar de muito antiga, ela se torna a cada dia mais atual.”.
O autor explica o significado do título do subcapítulo, explicando que se trata de uma expressãodefendida por Heráclito de Éfeso (Filósofo pré-socrático grego) há mais de 2500 anos. E seu significado é “Tudo flui” e essa expressão segundo Conrado, apesar de ser antiga, rege nossa vida, e cada dia que passa ela se torna mais atual.
“Exemplos de visões míopes – seja em marketing, ciência ou política – não faltam na história. Porém, ao contrário do que acontecia durante os séculos passados, nestebreve século XXI, nós, mortais cidadãos, temos as ferramentas necessárias para provarmos e divulgar nossas descobertas, opiniões e criticas a uma quantidade aparentemente ilimitada de pessoas, sem o risco de sermos queimados na fogueira. Podemos entrar em contato facilmente com nossos consumidores e falar-lhes sem o ruído gerado por intermediários. Hoje temos a comunicação em nossas mãos, podemoseliminar ruídos, mal – entendidos ou boatos simplesmente escrevendo um blog, gravando um vídeo no Youtube ou um podcast. É a era do relacionamento direto com o mercado.”
O autor explica que visões míopes, ou seja, visões simplistas, em qualquer área, não faltam e nem faltará na história. Porém Conrado é otimista ao acreditar que hoje com as ferramentas que temos neste breve séc. XXI, os meroscidadãos, ao contrário de antigamente, têm o poder de provar e divulgar suas ideias; sejam elas críticas, científicas ou opinativas; á um número ilimitado de pessoas, sem o perigo de sermos presos ou queimados na fogueira. E podemos divulga-los sem precisarmos de ruídos/ disseminação de terceiros, ou seja, sem precisarmos de disseminação da mídia clássica. Hoje temos a comunicação por meios de canais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento livro administração de marketing cap. 22
  • Fichamento livro buzz marketing
  • Fichamento do livro empreenderismo
  • Fichamento do livro sem fronteiras cap 3
  • Fichamento cap ; Livro Fotografia Digital
  • fichamento do livro do gombrich cap 5
  • Fichamento do Livro Marketing Contra a Pobreza
  • Fichamento Livro As bases biológicas do comportamento, cap. 6

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!