Atividade Industrial E O Meio Ambiente

Páginas: 9 (2069 palavras) Publicado: 22 de março de 2015



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins- Campus Palmas.
Professora Mestre: Andréia Lucini.














A ATIVIDADE INDUSTRIAL E A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE














Trabalho apresentado pelos Alunos: Eleomar Freitas, Kelly Silvestre, Giampaolo Sifuentes, Natália Ferreira, Patrícia Bacri do 3° ano do Ensino Médio Integrado em Edificações, para a disciplina deGeografia.




Palmas- Tocantins
2013
Atividade Industrial e suas divergências
A atividade industrial é um processo que podemos tomar como uma definição simples, é a transformação de matéria prima em bens destinados ao consumo. Muito concentrada no Sudeste Brasileiro.
Essa distribuição concentrada da indústria brasileira, principalmente em São Paulo, foi determinada pelo processo histórico. Nomomento do início da industrialização, o estado tinha devido à cafeicultura os principais fatores para instalação das indústrias, a saber: capital, mercado consumidor, mão de obra e transportes.
Além disso, possuía vários planos governamentais, como Plano de metas (acentuou novamente a região sudeste e primeiramente São Paulo). A partir desse processo industrial e, a respectiva concentração, oBrasil, que não possuía um espaço geográfico nacional integrado, possuindo assim uma estrutura de arquipélagos econômicos com varias áreas desintegradas.
O processo de industrialização, entretanto, não atingiu toda a região Sudeste, o que produziu espaços geográficos diferenciados e grandes desigualdades dentro da própria região. A cidade de São Paulo, o ABCD(Santo André,São Bernardo do Campo, SãoCaetano e Diadema)e centros próximos, como Campinas, Jundiaí e São José dos Campos possuem uma grande concentração industrial, elaborando espaços geográficos integrados à região metropolitana de São Paulo. Esta área tornou-se o centro da industrialização, que se expandiu nas seguintes direções: par a Baixada Santista, para a região de Sorocaba, para o Vale do Paraíba – Rio de Janeiro e interior,alcançando Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. 
Nesta área, os principais tipos de indústrias são: automobilística, petroquímica, alimentos, têxtil, metalúrgica, mecânica, etc. É um centro polindustrial, marcado pela variedade e volume de produção.
As grandes empresas se concentram nestas regiões por conta da mão de obra barata, pelo grande quantidade de mercado consumidor, além disso, pelaexportação dos produtos industriais por preços mais baixos. E também pela grande saída de mercadoria dos portos de Santos e do Rio de Janeiro.
A cidade do Rio de Janeiro, caracterizada durante muito tempo como capital administrativa do Brasil até a criação de Brasília, possui também um grande parque industrial. Destacando-se as indústrias de refino de petróleo, estaleiros, indústria de material detransporte, tecelagem, metalurgia, papel, têxtil, vestuário e alimentos.
Em Minas Gerais, a cidade de Belo Horizonte tornou-se um centro industrial diversificado, com indústrias que vão desde o extrativismo ao setor automobilístico.
No Estado do Rio Grande do Sul, destaca-se como a mais importante de suas áreas industriais o Grande Porto Alegre, e no Estado do Paraná, o Grande Curitiba.
Dentre as produçõesdesenvolvidas nesses domínios pode-se citar: no caso do Grande Porto Alegre, a indústria petroquímica (Canoas) e de calçados (São Leopoldo e Novo Hamburgo) e, no caso do Grande Curitiba, o refino de petróleo (Araucária) e a indústria de móveis.
No Estado de Santa Catarina, destacam-se como importantes áreas industriais o Vale do Itajaí, com forte presença do setor têxtil e a zona carbonífera doEstado, na qual sobressaem as produções de cunho carboquímico.
Mas a região sul necessita de uma reorganização e modernização, além disso, uma politica nacional que possibilita o aproveitamento das possibilidades com integração da agropecuária e indústria, à implantação e crescimento da produção de bens de capital (máquinas e equipamentos), fazendo assim com que haja concorrência com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revolução industrial e meio ambiente
  • O desenvolvimento industrial e o meio ambiente
  • A Sociedade Industrial E O Meio Ambiente
  • Desenvolvimento industrial e meio ambiente
  • Meio ambiente na era da civilização industrial
  • sociedade industrial e meio ambiente
  • Atividade De Meio Ambiente E Sustentabilidade
  • ATIVIDADE MEIO AMBIENTE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!