Fichamento de: GROGAN, Denis. O processo de referência. In: _____. A prática do Serviço de Referência. Briquet de Lemos / Livros: Brasília, DF, 1995. Cap. 3, p. 36-49.

912 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE ARTE E COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: SERVIÇO DE REFERÊNCIA E INFORMAÇÃO
PROFESSORA: SANDRA BADINI
ALUNO: RENAN CORDEIRO DE SANT’ANNA

FICHAMENTO
Referência:

GROGAN, Denis. O processo de referência. In: _____. A prática do Serviço de Referência. Briquet de Lemos / Livros: Brasília, DF, 1995. Cap. 3, p. 36-49.

Resumo:

Explica o que é o serviço denominado como “processo de referência”. Aponta quais as fases essenciais para a realização da tarefa. Apresenta a sequência lógica de etapas decisórias encadeadas que normalmente constituem o processo normal de referência, desde a motivação ao produto final. Indica quais erros são recorrentes ao definir tal área e a forma certa de corrigi-los. Assemelha o uso de computadores ao aumento de eficácia e credibilidade do profissional de referência frente aos consulentes, apesar das previsões contrárias, e cita diversos fatores que podem influenciar para a manutenção deste quadro favorável. Conclui afirmando que os atributos pessoais de um bibliotecário, especificamente os relacionados à personalidade, são decisivos na sua capacidade de êxito dentro deste campo profissional.

Palavras-chave: Processo de referência. Base de dados. Personalidade de bibliotecários. Computador na biblioteconomia.

Citações:

“[...] o serviço de referência não é simplesmente aquilo que os bibliotecários executam para localizar as respostas às questões que lhes são formuladas. Também inclui a etapa anterior, crucial, durante a qual eles analisam, junto com os consulentes, a natureza de seus problemas.”

[...] o serviço de referência não é simplesmente aquilo que os bibliotecários executam para localizar as respostas às questões que lhes são formuladas. Também inclui a etapa anterior, crucial, durante a qual eles analisam, junto com os consulentes, a natureza de seus problemas. (p. 36)

“Um dos efeitos colaterais importantes que o computador causou ao serviço de

Relacionados