A IMPORT NCIA DA RECREA O NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

920 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA
EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES RAMOS

RESUMO DOS TEXTOS: A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

BATALHA-PI
2014
A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A Recreação designa recreio ou prazer; sentir satisfação divertir-se numa atividade esportiva e através dela é possível educar. As crianças buscam em seu interior algo estimulante, que saia da rotina diária, podendo a recreação ser utilizada, até mesmo dentro da sala de aula.
Segundo Papalia, Olds e Feldman, (2010, p. 291) “brincar é o trabalho das crianças e isso contribui para todos os domínios do desenvolvimento”, brincando ela estimulará sentidos, aprendendo a usar os músculos, coordenando melhor a visão, adquirindo assim novas habilidades para melhor interpretar o mundo no qual está inserida. Para Papalia, Olds e Feldman, (2010) quanto mais nova a criança, mais individual e egocêntrica é sua brincadeira, à medida que a criança cresce, seus jogos tendem a tornar mais interativos e cooperativos.
Segundo Piaget o afeto é o principal impulso motivador dos processos de desenvolvimento mental da criança.

“Toda conduta supõe a existência de instrumentos, ou seja, de uma técnica os aspectos motores intelectuais; mas também toda conduta implica em certas ativações e metas valiosas; trata-se dos sentimentos, e assim afetividade e inteligência são indissolúveis e constituem os dois aspectos complementares de toda conduta humana”. (PIAGET, 1978, p. 38)

O ser humano é por natureza um ser que tem necessidade de se relacionar, para tanto o processo de socialização se dá através do convívio e da construção de vínculos, que são fundamentais ao desenvolvimento.
A noção do desenvolvimento humano está intimamente ligada a um processo contínuo de evolução, sejam nos aspectos, psicológicos,

Relacionados

  • PROJETO DE ANALISE Do Paintball
    24351 palavras | 98 páginas
  • Gilles Deleuze L Gica Do Sentido
    143667 palavras | 575 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas