Fichamento - CLOZIER, René [1942] História da geografia. Lisboa: Publicações Europa-América, s.d.

371 palavras 2 páginas
O mediterrâneo fixou-se como centro de gravidade do mundo antigo para a maioria dos povos. . O fato de conhecer o espaço era apenas uma forma de demonstrar seu próprio território, com exceção dos gregos que queriam romper esta barreira de informações a fim de ampliar seus conhecimentos. Dessa forma há uma extensão do mundo antigo através da exploração de novas dependências marítimas e continentais.

O domínio da navegação não foi imediato, pois havia a necessidade de conhecer o mar e seu comportamento. O transporte em terra, já mais avançado, mas não menos primitivo se dava a partir de veículos puxados por animais. Nesse momento se intensifica a necessidade de mapeamento dos locais percorridos.

Com o advento das expedições foram captados investimentos nas pesquisas sobre os caminhos entre oceano e continente. Havia a expectativa de mapear esses trajetos e além disso estudar as formas do planeta. Essas expedições fizeram parte de um ciclo apurado de desenvolvimento da geografia no mundo antigo, as principais foram as de Heródoto e de Alexandre.

As contribuições para a geografia na época, especialmente na cartografia, surgiram a partir dos ideais militares ou expansionistas, por isso temos o início de um período muito técnico, mas ainda pouco especializado. Apesar de Roma ter feito sua força tarefa para a obtenção do avanço na geografia, realizando assim atividades como recenseamentos e cadastro das províncias e mesmo o conhecimento das fronteiras e costas. Tudo isso resultou em uma produção sem escalas aproximadas e nem as fronteiras geográficas, portanto atribui-se aos gregos os primeiros traços de "ciência".

Compreende-se então, para o desenvolvimento geral da geografia a principal contribuição dos gregos, que foi exatamente a primeira compilação dos dados científicos estudados até aquele momento, onde Ptolomeu demonstrou sua visão de mundo conhecido, com um raciocínio sofisticado para a época e essencial para o avanço gradual desses aspectos. De forma

Relacionados