Fichamento cap1 mercio antropologia

1394 palavras 6 páginas
A Abrangência da Antropologia (pg. 11  13)

O texto inicia-se com a explicação etimológica de antropologia  estudo do homem ou lógicado homem  as duas formas de tradução dão idéias diferentes do estudo, uma ligada ao lado dasciências humanas e outra que remete ao lado mais filosófico do estudo, porém, a antropologia nãosurgiu junto aos grandes filósofos gregos, surgiria séculos depois, os gregos não estudaram os outrospovos aos quais chamavam de bárbaros por se julgarem superiores, na antropologia é necessário que setenha um olhar sobre todo e qualquer povo respeitando suas peculiaridades.Isto obriga que o estudioso se afaste de sua própria cultura para poder observar as demais.Superar seus preconceitos e sua própria cultura são grandes dificuldades a serem enfrentadas noprocesso antropológico.Logo, a antropologia nasce do campo filosófico, em seguida, com a chegada da teoria daevolução, passa a ser uma ciência com maior integração principalmente ao campo biológico

Antropologia Como Ciência (pg. 13 – 16)

A antropologia vem a tomar o homem em sua totalidade como objeto de estudo. Diferente dosbraços de estudo das humanidades que se dedicam a alguma parte em especifico.
Sociologia; trata do estudo da sociedade, do homem enquanto ser coletivo e sociável.
Economia; estuda o lado material, os bens em sua produção, transformação,distribuição, é a ciência humana que mais se aproxima de uma sistemática.
Ciência Política; dimensiona o poder, nasceu para buscar um equilíbrio em prol do bemcomum, mas observa muito mais os conflitos que a negociação ou a convivência.
Psicologia; entende a formação mental e emocional dos homens, o homem consciente einconsciente.A antropologia então vem ambiciosamente tentar unir tais ciências, o processo passa peloentendimento do homem enquanto ser biológico e cultural. Dada esta divisão, a antropologia dirige seuestudo em vertentes, subdisciplinas: antropologia física, biológica; arqueologia; lingüística; eantropologia

Relacionados