Fichamento - As veias abertas da América Latina (Eduardo Galeano)

Páginas: 17 (4134 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
Franklin Schmalz

















Fichamento

Livro: As veias abertas da América Latina (Eduardo Galeano)
Primeira parte: A pobreza do homem como resultado da riqueza da terra.




















Dourados – MS, 25 de Maio de 2013

Eduardo Galeano


Jornalista e escritor uruguaio. É autor de mais de quarenta livros, que já foram traduzidos emdiversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e História.
A obra mais conhecida de Galeano é, sem dúvida, As Veias Abertas da América Latina. Nela, analisa a História da América Latina como um todo desde o período colonial até a contemporaneidade, argumentando contra o que considera como exploração econômica e política do povolatino-americano primeiro pela Europa e depois pelos Estados Unidos. O livro tornou-se um clássico entre os membros da esquerda latino-americana.






































“[...] e o próprio Colombo morreu, depois de suas viagens, ainda convencido de que tinha chegado à Ásia pela rota do oeste [...]” (Página 10)

Observasse que as novas terras encontradaseram tão ‘novas’ e desconhecidas que os seus descobridores não as reconheciam como tal, anos após Colombo, um navegador, Américo Vespúcio reconheceu estar em terras novas e daí então começou-se o processo de colonização.


“[...] Os Reis Católicos da Espanha decidiram financiar a aventura do acesso direto às fontes, para se libertarem da onerosa cadeia de intermediários [...]” (Página 10)Entende-se que o processo de descobrimento das américas deu-se pelo anseio das grandes navegações iniciadas no sec. XV e XVI em encontrar novos territórios e por consequência novas riquezas (matérias-primas, metais preciosos e tec.) para seus financiadores, os reinos europeus. O objetivo em encontrar essas novas terras e riquezas era ter para si o monopólio destas, se libertando de comerciantes eintermediários que dificultavam e tornavam os produtos mais caros para a coroa.


“[...] A façanha do descobrimento da América não podia explicar-se sem a tradição militar de guerra de cruzadas que imperava na Castela medieval, e a Igreja não se fez de rogada para dar caráter sagrado à conquista de terras incógnitas do outro lado do mar. [...]” (Página 11)

Como é destacado no titulo dado a estecapitulo (O signo da cruz nos cabos das espadas), as navegações que findaram no descobrimento das américas tiveram grande influencia da Igreja, principalmente se tratando da coroa espanhola que na época estava fortemente aliada á Igreja de Roma. Vê-se essa influencia engrandecida após o descobrimento, quando se teve a necessidade de converter os selvagens em cristãos, embora desde o inicio, umadas razões que encorajavam os exploradores e soldados era a “fé”. Os conquistadores adentravam ás terras desconhecidas em nome de Vossa Majestade e em nome de Jesus Cristo.


“[...] Finalmente, a população das ilhas do Caribe deixou de pagar tributos, porque desapareceu: os indígenas foram completamente exterminados [...]”(Página 12)

Os índios nativos, foram escravizados, a eles foi imposta afé cristã sendo que os que não a aceitassem estariam sujeitos a todas as maldições e á mercê dos conquistadores que autorizados por Vossa Majestade e pela Igreja poderiam fazer deles oque quisessem, enfim durantes alguns séculos de exploração viu-se a população indígena dizimada e fortemente diminuída.


“[...] Os indígenas foram derrotados também pelo assombro [...]”(Página 13)

O contatocom o homem branco foi de grande impacto para os indígenas, estes se viram impressionados pelos estrangeiros que até mesmo segundo suas crenças eram deuses que vinham ao seu encontro com sentimento de vingança. O número de soldados em relação ao numero de índios era insignificante, mas não foi esse o fator que definiu o devastação das populações nativas, os índios se espantavam com o que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eduardo Galeano muda de ideia sobre As Veias Aberta da América Latina
  • Resenha crítica do livro As veias abertas da América Latina, de Eduardo Galeano.
  • Análise simples de “as veias abertas da américa latina”, de eduardo galeano
  • Fichamento as veias abertas da america latina
  • FICHAMENTO AS VEIAS ABERTAS DA AMERICA LATINA
  • as veias abertas da américa latina
  • As veias abertas da América Latina
  • As veias abertas da américa latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!